Avicultura

Desempenho do frango (vivo e abatido) na 48ª semana de 2021, passagem de novembro para dezembro

Entre janeiro e novembro deste ano e, provavelmente, em toda a história do setor, o frango abatido nunca encerrou a primeira semana do mês com resultado inferior ao do fechamento do mês anterior


Publicado em: 06/12/2021 às 12:10hs

Desempenho do frango (vivo e abatido) na 48ª semana de 2021, passagem de novembro para dezembro

Entre janeiro e novembro deste ano e, provavelmente, em toda a história do setor, o frango abatido nunca encerrou a primeira semana do mês com resultado inferior ao do fechamento do mês anterior. Pois isto aconteceu em dezembro corrente: o valor alcançado no último dia de negócios da semana passada (3) ficou 1,6% abaixo do registrado em 30 de novembro.

Tal constatação dá a nota exata do desempenho do frango abatido neste que é o mês das Festas e, tradicionalmente, é aguardado com grande expectativa. Pois ela, agora, transformou-se em grande frustração, visto antecipar que os resultados de dezembro ficarão muito aquém do aguardado e necessário. Ainda que nestas quatro últimas semanas de 2021 o mercado venha a apresentar alguma reação.

A realidade é que, à média dos três primeiros dias de negócios do mês, o frango abatido alcança valor que se encontra 9,12% abaixo da média de novembro passado e que representa valorização de apenas 13,78% em relação a dezembro de 2020 (que, rememore-se, já não foi excepcional, pois o preço médio daquele mês retrocedeu ao menor nível do quarto trimestre do ano passado). Ou seja: supera-se a inflação oficial, mas não os custos, que evoluíram muito além.

O desempenho e, inclusive, os percentuais alcançados pelo frango vivo não são muito diferentes. Com perda de 20 centavos em apenas três dias de negócios, o produto comercializado no interior paulista viu seu valor médio na primeira semana de dezembro recuar 6,59% em relação ao mês anterior, ao mesmo tempo que apresentava evolução de não mais que 14,35% sobre dezembro de 2020.

É até provável que, nestes 19 dias faltantes para a chegada do Natal, haja alguma estabilização e até eventual reversão dos resultados atuais. Mas dezembro tende a ficar marcado como um dos piores meses de 2021. Tanto para o frango vivo como para o abatido.