Avicultura

Congresso APA: Sanphar e Biomin destacam probióticos para melhorar desempenho

Uso de probióticos como ferramenta estratégica visando melhoria na produtividade, qualidade do ovo e rentabilidade na produção comercial serão apresentadas dia 26 de março, a partir das 17h20, em Ribeirão Preto, SP


Publicado em: 26/03/2014 às 15:50hs

Congresso APA: Sanphar e Biomin destacam probióticos para melhorar desempenho

Estratégias de manutenção e melhoria de qualidade do ambiente intestinal visando melhorar a produtividade, a qualidade do ovo e, consequentemente, a rentabilidade do produtor serão destacada pelas empresas Sanphar e Biomin durante o Espaço Empresarial que vai acontecer dia 26 de março, às 17h20, durante a programação do XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A palestra “Uso de probióticos como ferramenta de manutenção de qualidade entérica em poedeiras” será ministrada pelo Médico Veterinário e Gerente Técnico da Sanphar, Marco Aurélio Nunes e terá entrada aberta e gratuita aos participantes do Congresso. O objetivo é debater alternativas de como a avicultura de postura pode “domar” o ambiente entérico das aves com uso de probióticos, explica Nunes.

“Os probióticos têm se mostrado uma importante ferramenta para a manutenção de uma flora intestinal de qualidade, com impacto direto na produção de ovos, não apenas em quantidade, como também em qualidade. Este ponto é especialmente relevante uma vez que 70% dos custos de produção, que é a ração, passam pelo tubo digestivo. É neste ponto que se tem início a transformação de ração em ovo, portanto, a manutenção da saúde intestinal é fundamental tanto para a quantidade quanto a qualidade do ovo”, defende o especialista.

Ele explica que os avanços alcançados pela genética, nutrição e sanidade elevaram as aves poedeiras modernas ao nível de "maquinas" de transformação de ração em ovos. “E este processo de transformação tem início no tubo digestivo, via processos de digestão e absorção. Por isso, um componente chave para manutenção da sanidade intestinal e, por consequência, a alta eficiência do processo, está na manutenção de uma flora intestinal equilibrada”, afirma.

Probióticos

Nunes aborda as diversas estratégias existentes para "modular" a flora intestinal. Segundo ele, a maioria visa eliminar os microrganismos indesejados, mantendo assim, os benéficos. “O uso de probióticos envolve um conceito bem interessante, o de já introduzir no ambiente intestinal uma população de microrganismos benéficos viáveis que vai competir com os microrganismos patógenos. É uma estratégia natural, não envolvendo período de carência ou efeitos colaterais”.

Diante dos diversos produtos no mercado com conceitos técnicos e componentes distintos, o especialista defende que “o conceito que faz mais sentido passa por produtos compostos de microrganismos selecionados do próprio ambiente intestinal das aves, tendo sua composição e número muito bem estabelecidos”, disse.

“Problemas entéricos em granja vêm acompanhados da redução na qualidade dos ovos, principalmente relacionados a casca (fragilidade e sugidades) e aumento na população de moscas devido a queda na qualidade do esterco. Também não podemos nos esquecer da Salmonella, que muitas vezes não se manifesta nas aves, sendo problema de saúde pública, também tem origem entérica”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Márcia Midori

◄ Leia outras notícias