Avicultura

Cobb-Vantress firma parceria com instituto para desenvolvimento de pesquisas de genética avícola

O acordo com The Roslin Institute deverá contribuir com pesquisas de genoma e controle de doenças


Publicado em: 25/03/2014 às 15:30hs

Cobb-Vantress firma parceria com instituto para desenvolvimento de pesquisas de genética avícola

A Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, anuncia parceria com o The Roslin Institute, da University of Edinburgh, no Reino Unido, para o desenvolvimento de pesquisas para controle de doenças aviárias e análise e preservação de genoma.

Com a parceria, que contará com investimentos da Cobb da ordem de 1 milhão de Euros (o equivalente a mais de R$ 3 milhões), o objetivo é identificar formas inovadoras para preservação da saúde das aves, além de desenvolver tecnologias exclusivas para proteger e entender a herança genética das aves.

Para Mitchell Abrahansen, VP de Pesquisa e Desenvolvimento da Cobb-Vantress, a parceria é uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com o instituto e o National Avian Research Facility, órgão recém-criado pelo instituto, que visa estimular a pesquisa avícola no país.

Para David Hume, professor e diretor da entidade, a união com a Cobb é um ótimo exemplo de interação com a indústria em prol de pesquisas pelo melhoramento sustentável da saúde animal e pela produtividade das granjas. “Estamos felizes por formalizar o relacionamento com a Cobb e por poder capitalizar oportunidades chaves para o setor”, afirma.

A parceria também terá a missão de desenvolver novas tecnologias para permitir que linhagens genéticas possam ser mantidas sem a necessidade de lotes físicos. Também estão previstos projetos para investigação de marcadores genéticos para seleção de traços que fortaleçam a imunidade, permitindo maior resistência a doenças.

“A Cobb possui um extenso reservatório genético, além de entender da melhor forma o genoma avícola, o que será decisivo para antecipar futuras demandas por produtos avícolas. Sempre trabalhamos em favor de aves mais robustas e resistentes a doenças e desafios ambientais. Buscamos aves com excelente imunidade a doenças e com a habilidade de tolerar doenças sem interferência na performance”, afirma a Dra. Cristine Daugherty, diretora técnica da Cobb.

A colaboração prevê inicialmente três anos de parceria, com possibilidade de renovação. O acordo com The Roslin Institute é um dos de 30 projetos de pesquisa que tem recebido o apoio da Cobb em 18 diferentes universidades em todo o mundo, nos últimos cinco anos.

Fonte: Note! Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias