Avicultura

Cobb-Vantress debate compartimentação em evento técnico da AVIPE

O gerente técnico Paulo Raffi apresentou os critérios exigidos para a criação e planos de contingência


Publicado em: 26/11/2013 às 14:00hs

Cobb-Vantress debate compartimentação em evento técnico da AVIPE

No último dia 14 de novembro, a Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, participou de evento técnico da AVIPE – Associação Avícola do Estado de Pernambuco, em Recife (PE). O gerente técnico da empresa, Paulo Raffi, ministrou palestra sob o tema “Compartimentação: planos de contingência em casos de surto de Influenza Aviária e Doença de Newcastle”. A Cobb possui um modelo próprio de compartimentação de seus planteis que aguarda validação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em sua apresentação, Raffi enfatizou a importância do projeto para a indústria avícola brasileira, uma vez que o modelo de compartimentação estabelece critérios de biosseguridade a serem seguidos pelas empresas. A palestra também abordou a certificação dos modelos e a fiscalização realizada pelo MAPA, com o objetivo de mapear e identificar as populações animais com status sanitários diferentes.

“O Brasil demonstra facilidade devido à elevada biosseguridade estabelecida pelas empresas e pela preparação de suas equipes envolvidas em termos de treinamento. Os pontos que devem ser aprimorados são, justamente, a melhoria da capacidade de diagnóstico e de resposta de emergência, principalmente na questão de monitoramento para vírus de baixa patogenicidade e no monitoramento de aves de vida livre ao redor das unidades do compartimento”, explica Raffi.

O evento, promovido pela AVIPE em parceria com o COESA (Comitê Estadual de Sanidade Avícola) de Pernambuco, recebeu representantes do MAPA e da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco). Também estiveram no evento responsáveis técnicos regionais das empresas G3 Agroavícola, Avícola Mauricéa, Avícola Dagema, Granja Avimalta, Notaro alimentos, Granjita e Produnorte, entre outras empresas.

“O evento foi muito importante para explicar e conscientizar os produtores da região a respeito do modelo de compartimentação. Como um dos principais produtores e exportadores de carne de frango no mundo, é fundamental que o Brasil possa aderir ás regras do modelo, com o objetivo de obter resposta rápida aos alertas de enfermidades, protegendo a maior parte dos planteis”, explica Carlos Eduardo, presidente da COESA e assistente técnico da Cobb-Vantress.

Fonte: Note! Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias