Avicultura

Carnes: só avicultura tem receita cambial negativa em 2014

Os resultados compilados pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC indicam que só os produtos da avicultura vêm apresentando receita cambial menor que a do ano passado


Publicado em: 11/06/2014 às 10:40hs

Carnes: só avicultura tem receita cambial negativa em 2014

Entre janeiro e maio de 2014 o melhor desempenho coube à carne bovina, cuja receita cambial aumentou 10,7%. O incremento é reflexo, sobretudo, dos embarques de produto in natura, cujo volume aumentou 14,3% no período.

Revertendo o resultado negativo de meses anteriores, a carne suína também encerrou os cinco primeiros meses do ano com receita maior. Mas o incremento foi mínimo, de apenas 0,1%, e determinado apenas pelo melhor preço, pois o volume recuou quase 4%.

Tudo indica, porém, que a carne suína encerrará o semestre com uma receita cambial mais significativa, pois os dados da SECEX/MDIC apontam que o preço médio da primeira semana de junho corrente ficou 66% acima daquele alcançado um ano atrás, enquanto o volume embarcado sinaliza, para o mês, um dos melhores resultados de todos os tempos.

Já os dois produtos da avicultura – as carnes de frango e de peru – completam o período com receita cambial menor que a de janeiro-maio de 2013. E o maior recuo é o do frango, cuja receita caiu mais de 10% - em decorrência, apenas, do retrocesso no preço médio do produto in natura, 13,6% inferior ao dos cinco primeiros meses do ano passado.

Uma vez que, a despeito do resultado negativo, a carne de frango continua respondendo pela maior parcela da receita cambial das carnes, o resultado positivo das carnes bovina e suína não influenciou a receita global das carnes, 1,8% inferior à de idêntico período de 2013.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias