Avicultura

Carne de frango: recuo dos compradores externos no 1º bimestre foi menor que o apontado

O primeiro bimestre de 2021 foi encerrado com uma queda de 5,6% nas exportações brasileiras de carne de frango, resultado agravado sobretudo pelos 10 principais importadores, cujas compras recuaram quase 6% no período


Publicado em: 25/03/2021 às 11:20hs

Carne de frango: recuo dos compradores externos no 1º bimestre foi menor que o apontado

Parece um mau resultado, mas não é. Não, se considerado que um ano atrás, no mesmo período, o mundo ainda não convivia com os efeitos de uma pandemia. Frente a tal panorama, os resultados atuais podem ser considerados excelentes, pois implicam numa queda que mal passa das 37 mil toneladas.

Os mais atentos notarão que tal volume corresponde – em média e aproximadamente – a pouco mais de dois dias de exportação (contando-se apenas os dias úteis do mês). Pois, não por coincidência, o primeiro bimestre de 2021 teve dois dias úteis a menos que idêntico bimestre de 2020, ano bissexto. E isso considerado, as exportações até aqui efetivadas praticamente se igualam às de um ano atrás, sendo menos de 1% inferiores.

Naturalmente, os efeitos da Covid-19 sobre a população e a economia mundial continuam influenciando a demanda externa. Mas está claro que, no caso das exportações de carne de frango, os resultados por ora registrados podem apresentar reversão ainda no corrente trimestre.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias