Publicado em: 06/06/2014 às 11:50hs
Efetivamente, depois de um trimestre de quase total imobilidade (dezembro de 2013 a fevereiro de 2014), o preço da carne de frango voltou a apresentar ligeiras, porém sucessivas, altas mensais e, com isso, encerrou maio com um ganho próximo de 5% em relação a fevereiro último, o pior momento dos últimos 13 meses.
Mas isso não significa que as perdas de meses anteriores tenham sido recuperadas. Assim, o preço médio alcançado pela carne de frango no mercado internacional em maio passado ficou 9% abaixo do valor registrado em maio de 2013.
Não foi o que ocorreu com a carne bovina que, no mesmo período, registra incremento de 12%. Ou, então, com a carne suína, que (também como a carne de frango) experimentou valorização nos últimos três meses. Neste caso, porém, o ganho desse trimestre foi suficiente para garantir incremento de 6,25% em relação a maio do ano passado.
Poderia ser mais, devido ao surto de Diarreia Epidêmica Suína (PED, na sigla em inglês) nos EUA. Mas a própria FAO observa que o problema não está influenciando as cotações internacionais da carne suína que, em maio, registraram valorização mensal de apenas 0,02%, índice inferior ao obtido pela carne de frango, cujo preço aumentou 0,35% em relação a abril.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias