Avicultura

Carne de frango: entre janeiro e julho, apenas sete Estados exportam volume superior ao de um ano atrás

Queda nas exportações afeta a maioria das Unidades Federativas, com exceção de algumas regiões que registram leve crescimento


Publicado em: 08/08/2024 às 13:40hs

Carne de frango: entre janeiro e julho, apenas sete Estados exportam volume superior ao de um ano atrás

Os últimos dados da SECEX indicam que mais de dois terços das Unidades Federativas (UFs) que exportaram carne de frango entre janeiro e julho de 2024 não conseguiram ao menos repetir os resultados dos mesmos sete meses de 2023. Ou seja: entre 22 UFs, apenas sete obtêm resultados superiores aos de um ano atrás: Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Alagoas, Ceará e Amapá.

Entre os 10 maiores exportadores, as quedas atingem Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal e Espírito Santo. Neste grupo, temia-se que em decorrência da tragédia climática que afetou o Estado, as exportações do Rio Grande do Sul sofressem grande retrocesso. Mas o recuo registrado (5% a menos) não foi muito diferente do observado em São Paulo, onde as exportações recuaram 4,8%.

Em termos regionais, além da Região Norte, agora também as Regiões Sul e Centro-Oeste voltam a superar o exportado em 2023. Mas, em ambas, o ganho ainda é mínimo, de 0,3% e 0,1%, respectivamente.

No tocante à receita cambial, apenas a Região Norte continua obtendo resultados positivos, graças sobretudo à forte expansão observada em Roraima. Em decorrência, a receita nortista nos sete primeiros meses de 2024 dobrou em relação ao mesmo período de 2023.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias