Publicado em: 10/09/2013 às 13:40hs
A excedente oferta, motivada pelos baixos preços da carne de frango (doméstica e importada), levou o consumo japonês a um recorde histórico em 2012, totalizando 2.165 milhões de toneladas. Os números foram revelados recentemente pelo Gain Report, do USDA, Ministério da Agricultura dos Estados Unidos. O excedente da carne foi se dispersando ao longo deste ano, graças à redução nas importações japonesas, especialmente, de frango in natura do Brasil e dos Estados Unidos.
Em 2012, pela primeira vez na história, o volume de produtos preparados e processados de carne de frango ultrapassou o volume importado de carne in natura, um acontecimento impulsionado pela enorme demanda japonesa por alimentos prontos para preparo e para o consumo.
A produção total de frango no Japão, que também alcançou um recorde inédito em 2012, com 1.325 milhão de toneladas produzidas, já é estimada a recuar em 2013, assim como em 2014, assumindo uma sólida e contínua demanda por carne de frango doméstica, especialmente pelo setor de varejo.
O frango de corte representa mais de 90% da produção de aves domésticas do Japão, com o restante sendo representado, principalmente, por galinhas poedeiras.
2013/2014
O Japão deverá manter a sua produção interna de carne de frango em 2014 para equilibrar os volumes de importações em níveis abaixo ou iguais aos de 2013.
Um aumento nas importações de carne bovina dos Estados Unidos já é previsto, o que levará a uma intensa concorrência com a carne suína e a carne de frango importadas.
Outro cenário destacado pelo Gain Report para a avicultura do Japão em 2014 é a possível retomada da carne de frango in natura da Tailândia. As autoridades japonesas continuam avaliando e acompanhando o status sanitário da avicultura tailandesa, que se mantém livre da Influenza Aviária.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias