Avicultura

Avicultores bolivianos estimam perda de 120 milhões de bolívares devido ao contrabando

Para remediar o prejuízo devido ao contrabando, criadores de frangos de corte propõem a intervenção do Exército e de um Ministério Público para reforçar o trabalho do SENASAG, que neste mês apreendeu 50 mil ovos férteis e 4.500 pintos de um dia em áreas localizadas ao sul de Santa Cruz


Publicado em: 10/08/2021 às 13:40hs

Avicultores bolivianos estimam perda de 120 milhões de bolívares devido ao contrabando

O contrabando afeta negativamente a economia do setor avícola de Santa Cruz, que estima um prejuízo de 120 milhões de Bolívares entre junho e este mês, devido a este flagelo. Os produtores de frangos de corte propõem a intervenção de um contingente do Exército e de um procurador especializado em crimes de corrupção para reforçar a atuação do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar (SENASAG) no combate ao tráfico e comércio ilegal de produtos pertencentes à setor, relata o jornal El Deber.

Segundo o gerente geral da Associação dos Avicultores de Santa Cruz (ADA), Boris Paz, o contrabando gera uma concorrência desleal e prejudicial, tanto para o setor avícola nacional quanto para a economia boliviana. No caso da nossa economia, porque o país deixa de receber receitas de sonegação de impostos e, no setor avícola, porque obriga o produtor local a competir com preços mais baixos com os informais que evitam impostos e encargos sociais.

“Esse efeito se refletiu na queda dos preços de até Bs 3 por quilo de frango vivo entre junho e julho deste ano, o que significou uma perda aproximada de Bs 120 milhões”, disse Paz, descrevendo que embora os valores estejam se estabilizando, o risco permanece se as operações de controlo por parte das autoridades competentes não continuarem.

Fonte: El Sitio Avícola

◄ Leia outras notícias