Avicultura

Agronegócio avícola busca soluções para o futuro imediato

A preparação da avicultura para um futuro imediato é o tema do Avicultor 2014, que será realizado pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) no dia 24 de julho, a partir das 8h30, na sede da entidade em Belo Horizonte (MG)


Publicado em: 16/05/2014 às 11:40hs

Agronegócio avícola busca soluções para o futuro imediato

O evento tem o propósito de oferecer conhecimentos que ajudem as empresas a se posicionarem no cenário global do agronegócio e da economia, com suas exigências e oportunidades nos mercados interno e externo.

Segundo o presidente da Avimig, Antônio Carlos Vasconcelos Costa, esta edição do Avicultor, a exemplo das anteriores, é cercada de muita expectativa porque se trata de um momento importante para a avaliação do cenário econômico atual ante o comportamento dos segmentos que compõem o agronegócio avícola. Um dos destaques do programa é a apresentação do economista Paulo Molinari, analista da consultoria Safras & Mercado.

“Trata-se de fazer ajustes diante das novas exigências, o que pressupõe, entre outros aspectos, a antecipação de ações para obter um cenário favorável ao desenvolvimento sustentável para o setor”, ressalta o presidente. Por isso, a jornada técnico-científica do Avicultor 2014 está balizada por discussões sobre os preparativos da avicultura para um futuro imediato. Neste contexto, haverá um aprofundamento da analise do Cadastro Ambiental Rural e assuntos do meio ambiente, sob a coordenação do presidente do Conselho Técnico-Científico da Avimig, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek.

Também serão analisadas questões relativas à utilização na agricultura da cama de frango, um importante gerador de receita para as granjas avícolas e que pode ter papel ainda mais importante neste aspecto ante os estudos que vêm sendo realizados para o pleno aproveitamento do material, observadas as exigências ambientais e outras.

A programação do Avicultor 2014 inclui uma apresentação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural sobre o convênio entre a entidade e a Avimig para o treinamento da mão de obra nos diversos segmentos da avicultura estadual. Segundo Marília Martha Ferreira, diretora-executiva da associação, “a definição dos segmentos de mão de obra mais necessitados de treinamento é tarefa do Conselho Técnico Científico da entidade, e o objetivo é buscar a melhoria de desempenho geral das atividades avícolas numa perspectiva sustentável.”

O Avicultor 2014 vai analisar também o cenário da fabricação de rações com ênfase na importância da adoção das boas práticas. E o Conselho de Segurança e Medicina do Trabalho da Avimig coordena a pauta sobre a Atualização da Legislação com o foco nas Normas Regulamentadoras (NRs).

Como nas edições anteriores do Avicultor, durante o evento Belo Horizonte vai sediar a reunião regional da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Essa parte da jornada técnico-científica do evento constitui um momento importante para os participantes se informarem sobre as relações da atividade com o governo e os meios políticos, mercados interno e externo, além das ações para fortalecimento do agronegócio avícola nacional.

Tecnologia e serviços

A jornada técnica do Avicultor 2014 será iniciada às 8h30, pelo presidente da Avimig e seguirá até as 17h30. Paralelamente haverá a tradicional Feira de Produtos e Serviços Avícolas de Minas Gerais, também na sede da Avimig, com a participação das empresas patrocinadoras do evento, que possibilitam ao setor vícola, em seus diversos segmentos, o acesso aos avanços tecnológicos indispensáveis à produção em volume e qualidade suficientes para se tornarem cada vez mais competitivas.

De acordo com a gerente da Avimig, Cleide Vieira Soares, a feira constitui também uma oportunidade para o contato direto dos empresários do agronegócio avícola com os representantes essas organizações em clima de confraternização (alimentado pelos sabores da avicultura), o que facilita a prospecção de negócios.

“O cenário Feira de Produtos e Serviços Avícolas favorece a atualização de informações entre velhos e novos amigos e o contato com técnicos, pesquisadores, professores, estudantes, políticos alinhados com as lutas da atividade e representantes do governo que respondem por setores afins ao negócio avícola.”

Mais informações: Telefone (31) 3482-6403; avimig@avimig.com.br.

Fonte: Assessoria de imprensa AVIMIG

◄ Leia outras notícias