Avicultura

A desdita do frango vivo: preço baixa em São Paulo e, novamente, em Minas Gerais

O momento é de preparação às Festas mas, ontem (2), o mercado não poupou os produtores independentes atuantes na avicultura de corte. Impôs novas baixas ao frango vivo, atingindo simultaneamente São Paulo e Minas Gerais


Publicado em: 03/12/2021 às 12:30hs

A desdita do frango vivo: preço baixa em São Paulo e, novamente, em Minas Gerais

No interior paulista a estabilidade de preço não chegou a durar duas semanas. E justamente quando se contava com a reativação do mercado, o preço praticado refluiu 10 centavos, caindo para o patamar de R$5,10/kg, valor que representa queda de 15% em 30 dias e valorização de apenas 10,87% em 12 meses, ou seja, índice que mal empata com os índices oficiais de inflação e que não refletem a real evolução de custos do setor.

Bem pior, no entanto, vem sendo a situação do produtor mineiro. Pois a de ontem foi a segunda queda consecutiva deste mês e a décima dos últimos 30 dias. Com isso, o frango vivo de Minas registra agora preço 27,42% inferior ao alcançado no início de novembro passado, ocasião em que começou o atual ciclo de queda da ave viva.

E como se isso não fosse suficiente, a atual cotação do frango vivo mineiro se encontra apenas 5,88% acima da registrada no início de 2021, mas é negativa (em 5,26%) em relação aos valores praticados um ano atrás.

Em outubro passado o quilograma do frango vivo em Minas Gerais chegou a ser comercializado por valor 20 centavos superior ao registrado em São Paulo. Agora a diferença é de 60 centavos a menos – resultado aparentemente inédito na história dos dois mercados.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias