Aquicultura e Pesca

Workshop discute aquicultura marinha nos dias 18 e 19 de maio

Evento realizado pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Agricultura e FAO será totalmente online e gratuito


Publicado em: 17/05/2021 às 17:37hs

Workshop discute aquicultura marinha nos dias 18 e 19 de maio

Nos próximos dias 18 e 19 de maio, empreendedores ligados à cadeia produtiva da aquicultura marinha poderão participar do “I Workshop Internacional de Ordenamento da Aquicultura Marinha com Foco em Peixes, Macroalgas e Moluscos Bivalves”, que será realizado pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Agricultura, por meio as Secretaria de Aquicultura e Pesca -SAP, e com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agropecuária (FAO). O evento será online e gratuito e poderá ser acompanhado via canal do Sebrae no YouTube.

O Workshop terá a participação de especialistas na área que abordarão tendências e questões sobre licenciamento ambiental, ações para o setor e comercialização dos produtos, destacando os desafios do mercado. Serão apresentados temas ligados à inovação, pesquisas, experimentos, produção e cadeia produtiva.

A analista de Competitividade do Sebrae Newman Costa explica que essa será uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas que atuam na aquicultura marinha, pois poderão apresentar seus anseios com relação à desburocratização da atividade, possibilitando ao pequeno negócio realizar a regularização da atividade e entrar formalmente no mercado. “Com a produção regularizada, os empreendedores conseguem agregar valor ao seu produto e acessar novos mercados que antes não tinham acesso”, enfatiza.

Newman destaca que o Sebrae tem apoiado os produtores desse segmento, principalmente na questão de certificação da origem do produto. Além do trabalho executado para a aquisição do selo de origem para as ostras “Origem Santa Carina” e que conseguiu agregar um alto valor ao produto, a analista cita projetos que estão sendo executados no Pará e no Rio Grande do Norte. “Nesses dois estados temos apoiado um projeto de regularização de um importante polo de aquicultura de ostras nativas, auxiliando na reconstrução da cadeia produtiva, bem como na organização dos produtores com foco na agregação de valor do produto”, comemora a analista.

Aquicultura Marinha

O Sebrae vem atuando de forma integrada com vários parceiros para valorizar esses produtores, participa ativamente de câmara setorial de pescados do MAPA para apoiar o pequeno negócio desse segmento nas adequações necessárias. A instituição também executa ações que auxiliam os produtores no processo de regularização ou até mesmo no estabelecimento de fluxos operacionais que possibilitem controlar os custos de produção e precificação do produto destinado ao mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

◄ Leia outras notícias