Publicado em: 09/04/2015 às 13:10hs
O uso do RAUBIOXON na carcinicultura faz com que o ar seja soprado nos viveiros de forma homogênea, devido à distribuição dos difusores no fundo do tanque de produção, aumentando consideravelmente a quantidade de oxigênio por m² nos viveiros, o que contribui para o aumento da produção, a queda na taxa de mortalidade, o desenvolvimento e crescimento dos crustáceos, além e ser um sistema significativamente mais barato.
“A REHAU ainda está na fase inicial de desenvolvimento desse setor, mas já observamos avanços significativos nas produções que adotaram os difusores para a aeração dos tanques de criação, tanto em tamanho pela técnica da biometria, como em volume total de camarões por leva.” afirma Renato Rossato, Engenheiro de Desenvolvimento da REHAU no Brasil.
A solução da REHAU chega a ser 30% mais barata que os sistemas de aeração superficial comumente usados, com ainda, maior tempo de operação e intervalos maiores entre manutenções. Isso se deve a solução ser produzida com plásticos de engenharia e sistemas de membranas em silicone. Os sistemas de aeração superficial tradicionais, são produzidos em boa parte com plásticos menos nobres (atacados pelo sol e o sal) e peças metálicas que sofrem com a corrosão e o desgaste por conta da água salgada/salobra dos tanques, que formam craca rapidamente demandando maior manutenção. Outro diferencial é que o novo sistema reduz de 25% a 30% do consumo de energia.
Atualmente a carcinicultura é a atividade comercial que mais cresce no Brasil e já responde por 99% das exportações de camarão realizadas no país. Até 1997, a exportação desse crustáceo estava quase que inteiramente restrita aos camarões obtidos com a pesca extrativista, mas nas últimas décadas houve um crescimento exponencial do número de fazendas produtoras de camarões, chegando a 19.6 mil hectares de áreas produtivas ativas em 2011, instaladas em regiões de mangues, mas também às margens dos rios. O Nordeste a região onde essa prática é mais difundida, além de ser responsável por aproximadamente 99.3% da produção nacional.
Por ser um setor em franco desenvolvimento, é de grande interesse para a REHAU aprimorar a aplicação de sua solução para atender a essa demanda. “O RAUBIOXON é a solução mais econômica e eficiente no mercado, em comparação com os aeradores de superfície e os batedores de pás comumente utilizadas para o mesmo fim, pois possui fácil manutenção e a vida útil é prolongada” comenta o executivo.
Desde 2013 já foram instalados mais de 19 mil difusores e acessórios em sistemas para diversos setores. Na carcinicultura, aproximadamente 25 produtores já adotaram a solução da REHAU para aumentar o potencial de suas produções.
Fonte: Assessoria de Comunicação REHAU
◄ Leia outras notícias