Aquicultura e Pesca

SICREDI UNIÃO: Financiamento do Pronaf é liberado para pescador artesanal

O associado da agência Londrina Tiradentes, Célio Pereira de Carvalho, está comemorando, junto com a equipe da cooperativa, um feito inédito na instituição


Publicado em: 01/07/2015 às 14:50hs

SICREDI UNIÃO: Financiamento do Pronaf é liberado para pescador artesanal

A Sicredi União fez a sua primeira liberação de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para um pescador artesanal. A linha utilizada foi o Programa Mais Alimentos. Os recursos são repassados à cooperativa via BNDES. O valor do financiamento foi de cerca de R$ 18 mil.

Pescador artesanal - Segundo o diretor de negócios da regional norte, Paulo Ozelame, este é o primeiro contrato liberado na Sicredi União PR/SP envolvendo um pescador artesanal e que depende do barco e da rede de pesca para garantir o sustento de sua família. Neste ramo de atividade é mais comum os produtores trabalharem com tanque rede, onde engordam tilápias e enviam ao frigorífico.

Enquadramento - Ozelame destaca que o Pronaf não engloba apenas o produtor tradicional e que vive na zona rural. A atividade, sendo agrícola, a legislação municipal permitindo e desde que se atenda aos critérios para enquadramento ao Pronaf, o produtor tem direito à DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e pode pleitear o crédito. Sendo assim, da mesma forma que o produtor Célio Pereira de Carvalho foi atendido, outros que moram na zona urbana, mas vivem da atividade rural também podem se enquadrar na linha de financiamento do Pronaf, como os que exploram o setor de restaurantes rurais, por exemplo.

Novo barco - Carvalho, que foi assessorado o tempo todo pelo assessor itinerante da Sicredi União – Regional Norte, Rodrigo Tamayo, irá utilizar os recursos do financiamento para compra de um novo barco, motor, carreta e 600 metros de rede. Com o novo barco, ele diz que ganhará agilidade e mais segurança na atividade.

Rápido - “É um barco mais rápido. O trajeto que faço em 40 a 45 minutos vai cair para 10 a 15 minutos”, conta ele. Com isso, ele também se sente mais seguro, pois quando há chuvas fortes, consegue chegar à margem rapidamente.

Fonte: Imprensa Sicredi União PR/SP

◄ Leia outras notícias