Publicado em: 30/10/2013 às 20:00hs
É isso o que espera o Governo do Estado com a entrega dos certificados a 251 contemplados com a cessão de uso das águas do Parque Aquícola de Lajeado. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 29, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, com as presenças do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, do Governador Siqueira Campos e do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, além de outras autoridades.
Os vencedores da concorrência pública/licitação têm prazo de seis meses para iniciar o projeto de aquicultura nas áreas cedidas. A cessão de uso das áreas vigora por 20 anos, prazo que pode ser prorrogado por igual período. As áreas aquícolas somam 133 hectares de águas sob o domínio da União, onde serão criados aproximadamente dois mil empregos imediatos (diretos e indiretos). O Parque Aquícola da UHE do Lajeado abrange os municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Porto Nacional, Miracema e Palmas.
Os pescadores Marilene Coelho e José Antônio já criaram cinco filhas com o dinheiro da atividade pesqueira e esperam agora melhorar a renda e, consequentemente, de vida. “As expectativas são as melhoras possíveis”, relatou Marilene.
O ministro destacou a importância do Tocantins para a produção aquícola e afirmou que a parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal deve render mais frutos, como a destinação de máquinas escavadeiras para a perfuração de tanques para peixes.
Já o Governador ressaltou os incentivos que o governo dá aos produtores, como a isenção de impostos para a comercialização interna e a cobrança somente de 3% para vendas externas.
Para o secretário Jaime Café, a piscicultura traz retorno rápido e garantido, o que irá mudar de forma rápida a vida das famílias que estão diretamente ligadas à atividade. “O Tocantins tem grande potencial devido aos lagos formados pelas usinas hidrelétricas. Ou seja, há muita coisa ainda para ser explorada”, considerou. Espécies como pacu, piauçu, pirapitinga, lambari, pirarucu, pirarara, jurupensém e tambaqui estão autorizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) a serem produzidas nos parque.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO
◄ Leia outras notícias