Aquicultura e Pesca

Novos parques aumentarão a produção aquícola de MS em mais de 30%

A solenidade contou com a presença do governador André Puccinelli, entre outras autoridades


Publicado em: 30/09/2013 às 09:20hs

Novos parques aumentarão a produção aquícola de MS em mais de 30%

O ministro Marcelo Crivella participou em Campo Grande (MS), no auditório da Governadoria do Mato Grosso do Sul, da entrega dos certificados de cessão de uso de áreas em cinco parques aquícolas do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.  A solenidade contou com a presença do governador André Puccinelli, entre outras autoridades.

Foram entregues ao todo 61 certificados relacionados à piscicultura, dos quais 50 não-onerosos, destinados à aquicultura familiar, e 11 onerosos, de caráter empresarial. A área de produção de pescado, em gaiolas (tanques rede) abrangerá 90 hectares de lâmina d’água. Com a entrada em atividade dos empreendimentos, a produção estadual de pescado terá condições de ser ampliada em 16,9 mil toneladas por ano.

Os produtores devem se dedicar ao cultivo de espécies como tilápia, piracanjuba, pintado, cachara, pacu e tambacu. Em 2011, a produção aquícola do estado atingiu 48.748,3 mil toneladas, conforme o boletim estatístico recentemente divulgado pelo MPA (neste ano, a pesca extrativa no estado foi responsável por apenas 5.297,4 toneladas).

As novas áreas aquícolas – nos parques aquícolas de Rio Grande, Córrego Santa Quitéria, Rio do Pântano, Brejo Comprido e Ribeirão Formoso - devem gerar 300 empregos diretos e indiretos. As áreas foram licitadas mediante os editais públicos 20 e 21 do MPA, lançados no último dia oito de agosto e republicados no dia 16 de agosto. A cessão das áreas será válida por um período de 20 anos. O resultado foi conhecido ontem (25).

Fonte: So Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias