Aquicultura e Pesca

Ministério da Pesca lança campanha do peixe em Curitiba

O brasileiro tem paladar para comer mais peixe a ponto de abrir espaço a um salto de 100% na produção interna? Para o governo federal, a resposta é sim. E o que falta é estímulo ao consumo


Publicado em: 06/09/2013 às 13:30hs

Ministério da Pesca lança campanha do peixe em Curitiba

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lança nesta quinta-feira (5) pela manhã, em Curitiba, a 10ª Semana do Peixe do Paraná. A campanha tem o objetivo de estimular o consumo de pescado no país, valorizar o pescado nacional e fortalecer a modernização da atividade pesqueira e o desenvolvimento da aquicultura (criação de pescado) em propriedades rurais, reservatórios públicos e no litoral.

Os brasileiros ainda consomem menos pescado do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta o governo federal. A média do consumo atual é de 9 quilos por habitante/ano, quando o ideal seria pelo menos 12 quilos (a média mundial chega a 18 quilos/habitante/ano), compara.

O Ministério da Pesca argumenta ainda que o Brasil possui as maiores reservas de água doce do planeta e um extenso litoral, “todas as condições de ter um papel relevante neste mercado, a exemplo do que ocorre com outros tipos de carne”.

O lançamento da campanha do peixe ocorre no Mercado Municipal de Curitiba, com a presença do governador Beto Richa, do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e do superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Antonio Faria de Brito.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias