Aquicultura e Pesca

Evento para piscicultores está com inscrições abertas em Cuiabá (MT)

Os desafios e vantagens da produção, do mercado e comercialização de peixes serão debatidos no Encontro de Piscicultores, que ocorrerá em três municípios de Mato Grosso em maio


Publicado em: 07/05/2015 às 15:20hs

Evento para piscicultores está com inscrições abertas em Cuiabá (MT)

O primeiro será em Sorriso, nos dias 7 e 8 de maio; em seguida, será realizado em Cuiabá nos dias 14 e 15, e posteriormente em Tangará da Serra, nos dias 28 e 29 de maio. Para o encontro em Cuiabá, as inscrições já estão abertas.

Aproximadamente 940 piscicultores e 4 mil pessoas atuam no ramo em Mato Grosso, de acordo com a Aquamat. Em 2013, Mato Grosso conquistou o primeiro lugar do ranking nacional de produção de peixes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro do ano passado. De acordo com a pesquisa, o Estado produziu 75 mil toneladas em 2013, 20 mil toneladas a mais do que o Paraná, segundo colocado.

Em um ano, Mato Grosso subiu duas posições, já que em 2012 ocupava a terceira colocação com 48 mil toneladas, atrás de Santa Catarina e Paraná. Cerca de 940 piscicultores e 4 mil pessoas atuam no ramo, de acordo com a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat).

O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento.

“Optamos por realizar encontros regionais e em Cuiabá, este ano, para facilitar a participação de produtores de peixes dos principais polos de piscicultura do Estado”, informa Valéria Pires, analista da Unidade de Agronegócios e gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae MT.

No primeiro dia do evento em Cuiabá, haverá palestras com especialistas, e no segundo dia, um dia de campo na Fazenda Medalha Milagrosa em Nossa Senhora do Livramento.

Dentre os palestrantes estão Eduardo Akifumi Ono, que se dedica ao desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias para produção intensiva de peixes nativos da Amazônia, e Daniel Ituassú, pesquisador na área de Sistemas de Produção Aquícola/Nutrição e Alimentação de Espécies Aquícolas.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800. O custo é de R$ 80 por pessoa.

Fonte: Agrodebate - G1

◄ Leia outras notícias