Publicado em: 02/09/2025 às 09:00hs
Entre os dias 2 e 4 de setembro, a Embrapa marcará presença no International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC 2025), em Foz do Iguaçu (PR), apresentando novos produtos, tecnologias e palestras voltadas para o setor de aquicultura. O evento é um dos mais importantes da América Latina na área de piscicultura e pesca.
Terpenia Acqua: inovação para a produção de tilápia
Um dos principais destaques será o lançamento do Terpenia Acqua, programado para 3 de setembro. Desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente, em parceria com Unicamp, UFSCar e a empresa Terpenia Bioinsumos, o produto é incorporado à ração e promete:
O lançamento ocorrerá durante o painel "Nutrição e manejo alimentar de tilápias – Soluções e medidas para melhorar a eficiência e a rentabilidade".
A Embrapa também apresentará o Aquacompete, uma trilha de aprendizado composta por três cursos voltados para:
O objetivo é aumentar a competitividade da produção, abrir diálogos técnicos e estratégicos, e auxiliar o acesso a mercados mais exigentes. O primeiro curso, "Aquicultura Competitiva e Mercado Externo", já foi lançado, e as próximas capacitações serão oferecidas até dezembro de 2025.
No evento, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará o estudo "Tendências da Aquicultura no Brasil – um levantamento participativo", que aponta prioridades para os próximos dez anos do setor.
O estudo, realizado entre junho e novembro de 2023, contou com a participação de 89 especialistas, abordando:
No estande da Embrapa, será demonstrada a Biofloc Technology (BFT), que permite:
Um Dia de Campo sobre o BFT ocorrerá em 4 de setembro, na Itaipu Binacional.
A Plataforma AquaPlus, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, será apresentada como um conjunto de soluções inovadoras para melhorar o manejo e o melhoramento genético de espécies aquícolas, incluindo o camarão cinza (Litopenaeus vannamei).
O sistema oferece análises in silico e soluções práticas para qualificação e gestão genética de cada espécie.
Além dos lançamentos, a Embrapa promoverá palestras sobre:
O evento também sediará o primeiro encontro presencial da Rede de Multiplicadores em Aquicultura, reunindo especialistas, empresas e autoridades nacionais e internacionais para discutir oportunidades e desafios do setor, incluindo a recente taxação de 50% sobre exportações de tilápia para os Estados Unidos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias