Aquicultura e Pesca

Cadeia produtiva do pescado é debatida durante Simpósio em Laguna

“Os desafios e perspectivas para a cadeia produtiva do pescado” foram abordados, nessa semana, durante o II Simpósio Sul Sudeste de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (SIMPESCA), no Cine Teatro Mussi, em Laguna


Publicado em: 02/06/2015 às 13:50hs

Cadeia produtiva do pescado é debatida durante Simpósio em Laguna

O evento é promovido pelo Centro de Educação de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e do Sindicato Rural de Imaruí. Participaram mais de 550 pessoas, entre alunos, professores, pesquisadores, empresários e representantes de entidades governamentais e não governamentais.

A programação contemplou 15 minicursos, 9 plenárias, mesas-redondas e palestras sobre os gargalos do desenvolvimento do setor pesqueiro e as potenciais áreas, com troca de experiências sobre produção. Paralelamente ao simpósio ocorreu a 5ª Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, com a organização do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP).

De acordo com a supervisora do Senar/SC na região sul, Sueli Silveira Rosa, também foram apresentados temas como pesca artesanal, pesca industrial, aquicultura, legislação e empreendedorismo e discussões sobre a importância dos cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia de Aquicultura.

ATRAÇÕES

A cerimônia de abertura contou com palestra magna do secretário federal de planejamento e ordenamento da pesca, professor Fábio Hissa Vieira Hazin, que também é vice-presidente do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Também foi realizada cerimônia que homenageou o patrimônio naval e a navegação, com exibição do documentário “Feito torto pra ficar direito”, do diretor Nilson Villas Bôas. O cineasta participou de um fórum de discussões com o empreendedor de expedições marítimas Amyr Klink, o arquiteto urbanista Dalmo Vieira Filho, ex-superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e o modelista naval Luiz Lauro Pereira Júnior.

O modelista mostrou duas das principais coleções de nautimodelismo do Brasil durante o simpósio, “Barcos do Mundo” e “Alves Câmara Século 21”, que originalmente se encontram no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias