Aquicultura e Pesca

Aquicultura é o setor agroalimentar que mais cresce

O consumo mundial de peixe aumentou 122% desde 1990


Publicado em: 05/10/2021 às 09:40hs

Aquicultura é o setor agroalimentar que mais cresce

A aquicultura é o setor agroalimentar de crescimento mais rápido em todo o mundo e há um enorme potencial para uma maior expansão na Ásia, África, América Latina e Caribe, disse Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos (FAO). Ele falou no dia de abertura da Conferência de Aquicultura Global Millennium + 20 em Xangai, China.  

“A aquicultura está desempenhando um papel crucial na produção global de alimentos, mas ainda é necessária mais inovação para garantir um crescimento justo e sustentável”, enfatizou. A conferência, que adotou o tema "Aquicultura para alimentação e desenvolvimento sustentável", é a quarta a ser realizada e organizada pela FAO e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, em conjunto com a Rede de Centros de Aquicultura na Ásia-Pacífico (NACA).  

A aquicultura é vital para alimentar a crescente população mundial e a conferência está considerando uma variedade de tópicos e oportunidades que vão desde a agricultura familiar tradicional em comunidades vulneráveis até tecnologia de ponta. Os tópicos discutidos na conferência incluíram: inovação, recursos genéticos, biossegurança, dimensão social e humana, cadeias de valor e acesso a mercados. 

O consumo mundial de peixe aumentou 122% desde 1990 e a aquicultura agora é responsável por mais de 50% do consumo atual de peixe. Espera-se que esse número ultrapasse 60% na próxima década. No entanto, os impactos da crise climática e a interrupção da produção e do consumo causados pela pandemia COVID-19 criaram desafios no ritmo de crescimento e expansão do setor.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias