Aquicultura e Pesca

Agrotins 2015 terá programação diversificada para apicultores e visitantes

Palestras, expositores e comercialização de produtos derivados do Mel no Portal da Pecuária


Publicado em: 23/04/2015 às 09:10hs

Agrotins 2015 terá programação diversificada para apicultores e visitantes

Palestras e demonstrações sobre como confeccionar derretedor de cera e suporte para colmeias, e ainda sobre como é feita a divisão de coleta de mel em enxames de melíponas serão algumas das atrações da Agrotins Brasil 2015 – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins para os apicultores e interessados na área. A Feira será realizada de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

Ainda dentro da programação do setor para o evento, haverá a participação de expositores, além de meliponário instalado no Portal da Pecuária, para verificação e observação das colmeias. O Portal contará, também, com participação de associações de apicultores de Miracema do Tocantins e Nova Olinda.

Além disso, os agricultores interessados em aumentar sua renda, com a criação de abelhas poderão conhecer a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). “A meliponicultura no Tocantins vem crescendo devido ao alto valor da comercialização que pode chegar a R$ 200,00 o quilo. Também por ser uma atividade economicamente rentável, utilizando as abelhas nativas e pouco custo de manutenção, além de serem instrumentos de polinização e atuar na preservação”, explicou a zootecnista da Seagro Michele Kfouri.

Venda

Produtos e insumos como mel e caixas também serão comercializados no Pavilhão da Pecuária, abastecendo apicultores com todo o material próprio para o desenvolvimento da atividade. Para o público em geral, serão comercializados vários produtos, como mel, sabonete, spray bucal, shampoos, entre outros.

Esse ano, pela primeira vez, o espaço da apicultura contará com a participação da empresa apícola de Santa Catarina, Prodapys, que estará com um stand com variados produtos, na linha de alimentos e cosméticos derivados do mel, para comercialização.

Dados

O Tocantins tem hoje 1.300 apicultores associados à Federação Tocantinense de Apicultores e uma produção de mel de 118 toneladas, em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de 2015, ainda não foram fechados.

O município com maior produção de mel é Nova Olinda, localizada na região Norte do Estado. A meta da Fetoapi para 2015 é a produção de 250 toneladas, atingindo assim, sua plena potencialidade. Para fortalecer o setor, foram construídos com recursos da Fundação Banco do Brasil três entrepostos; em Figueirópolis, Palmas, Colinas e Axixá, além de dez casas de mel.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias