Publicado em: 04/06/2021 às 12:40hs
O aumento do consumo de peixes é notável na Semana Santa, com aumento de até 30% na média de consumo, de acordo com a Associação Brasileira a Piscicultura (Peixe BR). A realidade não é a mesma em outras épocas do ano. O consumo per capita de peixes de cultivo no Brasil é de apenas 4kg/hab/ano – peixes de cultivo, como tilápia e tambaqui, são criados em cativeiro, com boas práticas e segurança alimentar. Considerando todos os tipos de pescado, ainda é baixo: 10kg/hab/ano – metade do consumo per capita mundial.
“Em um cenário ideal, o peixe deveria estar entre as principais proteínas animais do cardápio dos brasileiros, presente pelo menos três dias da semana. Afinal, trata-se de um alimento saboroso e de preparo fácil, que pode fazer a diferença para uma vida mais saudável”, assinala Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.
O nutricionista Rene Santos listou 10 motivos para inclusão dos peixes de cultivo no cardápio das famílias brasileiras.
“Os benefícios do consumo de peixes são cientificamente comprovados para as diferentes fases da vida. Além disso, é possível adaptá-lo para todos os paladares. Você pode usar a tilápia, por exemplo, para fazer ceviche ou nuggets. Quebrar as barreiras com essa proteína representa um grande ganho para a saúde da família dos brasileiros. Temos de incentivar o consumo conforme a faixa etária: quando bebês podemos oferecer papinha; para crianças, nuggets; para adultos, pastel, hambúrguer, massas, risotos ensopados, além de muitos outros. Esses são apenas alguns exemplos do vasto cardápio que pode ser preparado com peixes”, explica Rene.
O nutricionista concorda que é preciso fomentar a divulgação de informações sobre os benefícios dos peixes de cultivo. “Há desconhecimentos sobre as vantagens para a saúde das pessoas, sobre os diferentes produtos e derivados, cortes, receitas e combinações de menu, harmonização visual, aroma e paladar. Peixe é delicioso e faz bem. Precisamos propagar para as pessoas de todas as idades e classes”, esclarece Rene Santos.
Valorizar os peixes de cultivo e disseminar seus benefícios, fomentando o consumo, são os principais objetivos da campanha “Coma Mais Peixe”, iniciativa da Peixe BR. A campanha, apoiada por empresas associadas da Peixe BR, realiza diversas ações, como divulgação de receitas, parcerias com chefs, ações com influenciadores, distribuição de material promocional, presença digital e diversas outras atividades. “O foco é destacar os aspectos nutricionais diferenciados dos peixes de cultivo, além de falar em segurança alimentar, boas práticas de produção e certificações de qualidade”, complementa Francisco Medeiros.
“O Brasil é o 4º maior produtor mundial de tilápia e o maior produtor de tambaqui. Essas duas espécies representam os principais pilares da piscicultura nacional, mas têm potencial para produzir muito mais, oferecendo proteína de qualidade indiscutível para a população”, ressalta o presidente da Peixe BR.
Para mais informações, acesse www.comamaispeixe.com.br e www.peixebr.com.br ou utilize a #comamaispeixe e acompanhe as novidades da campanha nas redes sociais: Instagram (@comamaispeixe_br) e Facebook (comamaispeixe_br).
Fonte: Texto Assessoria
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