Publicado em: 25/09/2014 às 15:55hs
Para atender apicultores que almejam uma qualificação voltada ao crescimento do segmento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, inicia nesta sexta-feira (26) a primeira turma do curso de qualificação profissional de apicultura – Apis Mellifera, na comunidade de Rio Maior, no município de Urussanga. A iniciativa será realizada em parceria com o Sindicato Rural de Orleans.
O treinamento terá carga horária de 152 horas/aula e será dividido em dez módulos, previstos para o período de 26 de setembro a 25 de novembro de 2014. Os encontros serão semanais e a estrutura pedagógica inclui introdução à apicultura, materiais e locais de trabalho, noções de administração e empreendedorismo, povoamento e elementos internos da colônia, manejo e sanidade, produção de abelhas rainhas, visita técnica, sistemas de produção de mel e polinização, gestão financeira da produção apícola e colheita de subprodutos apícolas.
“O curso conta com conteúdos técnicos e gerenciais que, se aplicados no dia a dia, podem contribuir para elevar a produtividade a níveis mais altos que a média estadual de 20 quilos por colmeia/ano, e consequentemente a lucratividade do negócio”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O presidente da Faesc e do conselho de administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, defende que, para valorizar a atividade, é indispensável tratar a unidade produtora como um negócio a ser gerenciado, por esta razão, foram incluídos no programa do curso noções básicas de administração apícola, empreendimento, custos de produção e avaliação de resultados financeiros.
“A apicultura oferece uma importante fonte de renda nas propriedades rurais. Para quem deseja aprofundar a questão gerencial visando tirar o melhor desempenho da atividade, o Senar/SC oferece cursos de gerenciamento rural voltados à eficiência da empresa rural”, enfatiza Pedrozo.
Para participar os interessados precisam ter no mínimo 18 anos completos, o quinto ano do ensino fundamental ou experiência comprovada no desempenho da atividade, conforme requisitos definidos pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego. Os interessados farão inscrição nos Sindicatos Rurais vinculados à Faesc, que mobilizam os participantes para as formações do Senar/SC.
O Senar/SC também oferece os treinamentos de aperfeiçoamento para manejo de colmeia, aumento da produtividade de mel, criação de abelhas-rainhas, produção de pólen apícola e produção de própolis.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias