Publicado em: 22/09/2014 às 12:30hs
A casa, que vai funcionar como um entreposto para beneficiamento do mel de abelhas sem ferrão, foi inaugurada na última sexta-feira (13). A iniciativa é da Coopmel, Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia de Boa Vista do Ramos, e quer proporcionar um produto de qualidade e renda extra para as famílias.
A Cooperativa desenvolve desde o ano 2000 a meliponicultura, que é a criação e manejo técnico de abelhas. O Inpa, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, capacitou os criadores com repasse de informações técnicas sobre boas práticas de manejo e de produção de mel.
O investimento na adequação da Casa do Mel foi de cerca de R$ 800 mil, doados pela Associação Nordesta Reflorestamento e Educação, uma ONG suíça. As abelhas da Casa não apresentam ferrão funcional e nem glândula de veneno, o que facilita o manejo e a criação por ribeirinhos e grupos indígenas.
As abelhas mais utilizadas no Amazonas são a jandaíra, a jupará e a abelha beiço. Com uma colmeia que chega a 5 mil indivíduos, a jandaíra é a mais produtiva, gerando de 6 a 7 quilos de mel por ano.
Fonte: EBC
◄ Leia outras notícias