Apicultura

Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda modelo de Goiás

A Ceratina (Ceratinula) fioreseana foi identificada dentro de propriedade agrícola da iniciativa Bayer Forward Farming, que promove práticas agrícolas modernas e sustentáveis


Publicado em: 21/01/2021 às 13:00hs

Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda modelo de Goiás

Ceratina (Ceratinula) fioreseana, este é o nome da nova espécie de abelha solitária descoberta na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Fria de Goiás (GO). A nomenclatura é uma homenagem à família Fiorese, os proprietários e primeiros a fazerem parte do projeto Bayer Forward Farming no Brasil, que promove a agricultura sustentável e as boas práticas agrícolas em propriedades rurais em todo o mundo.

A nova espécie de abelha foi identificada pela primeira vez pelo trabalho de dois cientistas: Heber Luiz Pereira, pesquisador responsável pelo monitoramento da diversidade de polinizadores na fazenda, e a Favizia Freitas de Oliveira, pesquisadora taxonomista de abelhas do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (IBIO-UFBA). Graças ao estudo, foi identificado o primeiro registro de espécie do subgênero Ceratina (Ceratinula), popularmente conhecido como abelhas carpinteiras pequenas, no Centro-Oeste brasileiro. O artigo científico com o anúncio da descoberta foi recentemente publicado na Zookeys, publicação internacional referência nas áreas de zoologia, taxonomia, filogenia e biogeografia. 

Segundo Favízia, o trabalho na fazenda da família Fiorese começou em 2017. "Nós coletamos alguns espécimes da nova espécie (fêmea e macho). Além destas, identificamos mais 72 outras espécies de abelhas nativas brasileiras, durante uma avaliação rápida para monitoramento de diversidade de polinizadores, efetuada no entorno da lavoura de soja", comenta. 

Para Cláudia Quaglierini, gerente de Inteligência Tropical da Bayer, a descoberta reforça a convivência harmônica entre a agricultura e a população de abelhas no mesmo espaço. "Com esta parceria, conseguimos observar que, considerando as boas práticas agrícolas, podemos verificar a diversidade de polinizadores existente na fazenda que se mantém produtiva há mais de 30 anos. As abelhas, inclusive, podem atuar para trazer um melhor resultado em termos de produtividade, por meio da polinização", completa. 

As identificações das espécies foram feitas nas áreas de reserva ambiental da propriedade, onde foi recuperada a vegetação nativa, com plantas e árvores do cerrado. Além disso, a Bayer instalou no local sete apiários e três hotéis de abelhas (uma estrutura de madeira desenvolvida pela empresa na qual as abelhas solitárias podem construir seus ninhos), o que facilitou o monitoramento das variedades. 

A nova espécie é classificada como solitária, caracterizada por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas. Dos subgêneros registrados, a Ceratina (Ceratinula) é a mais diversificada, com 38 espécies nas Américas, sendo 15 encontradas no Brasil. "A espécie descoberta é facilmente distinguida pelo padrão de manchas faciais e cor amarelo-mel das pernas, assim como a genitália masculina bastante diferenciada, em relação a espécie mais próxima, a Ceratina (Ceratinula) manni Cockerell, encontrada no Nordeste brasileiro", reforça a pesquisadora. 

Ainda para a Favízia, estas pesquisas que avaliam a flora apícola são importantes fornecedoras de informação sobre as relações entre abelhas e plantas, com uma vantagem de obtenção de dados e observações de campo diretas. "A taxonomia é a ciência básica para o estudo de qualquer inseto. Sem ela, não conseguiríamos avançar nos entendimentos dos ecossistemas, por exemplo. Este estudo, em parceria com a Bayer, nos ajudou não só no conhecimento taxonômico e biogeográfico de uma nova espécie, mas para os diagnósticos de polinizadores, riqueza local e variações geográficas e temporais, assim como informações para propor ações de conservação em áreas rurais", completa. 

Bayer Forward Farming 

A fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada a cerca de 150 km de Brasília, e pertencente à família Fiorese, é a primeira participante do projeto Bayer Forward Farming no Brasil. A família está na região desde 1995 e, hoje, produz soja, milho, feijão, trigo e sorgo em seus 2.700 hectares. A propriedade foi certificada pela Round Table on Responsible Soy (RTRS), uma organização civil que estimula a produção, o processamento e a comercialização de soja sustentável em nível global. 

Para a família, ver o sobrenome agora associado à uma nova espécie de abelha é uma homenagem, assim como uma reafirmação do compromisso dos Fiorese com a agricultura sustentável. "É um orgulho imenso! No início do projeto da Bayer Forward Farming, sabíamos muito pouco sobre os polinizadores e seu papel importante para a agricultura e o meio ambiente, porém fomos cada vez mais nos envolvendo e nos informando sobre o tema e descobrindo um novo mundo bem no meio da nossa fazenda. Queremos mostrar em nossa propriedade que é possível desenvolver uma agricultura de larga escala, com o uso consciente de agroquímicos e preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que levamos comida de qualidade para a mesa das pessoas", destaca Henrique Fiorese. 

"Atualmente, mais de 75% da produção de alimentos precisa da polinização das abelhas. A medida em que a indústria investe em pesquisas que promovem diálogos abertos entre os setores produtivos, ela está desempenhando um papel fundamental para a agricultura sustentável. A Bayer, como uma empresa focada em ciências da vida, investe, cada vez mais, nestas parcerias com a comunidade científica para manter o caminho aberto para estudos considerando as particularidades das espécies de abelhas e dos ecossistemas", explica Cláudia Quaglierini. 

Para a pesquisadora Favízia, o incentivo de empresas privadas às pesquisas acadêmicas sobre polinizadores é essencial no Brasil. "Sem o conhecimento efetivo do comportamento dos polinizadores e das colônias próximas aos cultivos não é possível mensurar a relação entre insetos e agricultura, além de ser impossível criar programas de sanidade apícola ou políticas públicas que contribuam para a preservação das abelhas. A Bayer, sem dúvida, é uma das maiores parceiras das instituições de pesquisa, contribuindo para que seja possível aumentar o número de espécies registradas e a conservação dos polinizadores no País", finaliza.