Publicado em: 09/06/2015 às 07:10hs
Nas visões futuristas ou extravagantes da vida, nós imaginamos que algumas coisas serão tão facilmente acessíveis quanto água na torneira. E esta é a ideia por trás da tecnologia Flow Hive para colheita de mel – uma proposta revolucionária que promete maior eficiência em relação ao método tradicional de extração do mel.
O Boletim de Tendências de Apicultura do SIS/Sebrae Flow Hive – Sistema inteligente para o setor apícola apresenta o aparato desenvolvido por dois australianos, Stuart e Cedar Anderson, que deve mudar inclusive a relação entre apicultores e abelhas.
A proposta muda logo o formato da colmeia, substituindo os quadros fixos atualmente utilizados por uma armação de fluxo com vãos para o acúmulo da produção. Uma vez que estes vãos ficam cheios de mel, basta girar uma alavanca para colocar a armação em desnível e fazer o mel escorrer sozinho até a torneira – sem o contato humano, evitando estressar as trabalhadoras abelhas.
No método tradicional, o mel é feito em caixas com quadros onde ficam os favos. E é neste espaço que as abelhas se movimentam para a produção. No momento da extração, os apicultores retiram partes inteiras da colmeia utilizando facas quentes para cortar os favos. E o mel, então, é recolhido com a ajuda de uma centrífuga. Depois, ainda é necessário purificar o produto - o processo exige também uma indumentária que forneça proteção total.
O método Honey Flow pode ser adaptado para os modelos tradicionais de apiários, evitando descarte de materiais e grandes gastos com adequação.
Saiba como funciona o sistema Flow Hive:
O formato segue a linha Langstroth, porém a estrutura de escoamento imita um favo de mel, com células parcialmente formadas para as abelhas preencherem com mel. Quando cheio, o quadro permanece na colmeia e a obtenção do mel já pode ser iniciada. Ao comando da alavanca, os quadros se movimentam, ficando em desnível, e o mel tem um canal para escoar. Apesar da movimentação, as abelhas continuam sobre a superfície do quadro. Enquanto isso, o mel já está disponível na torneira da colmeia.
Fonte: Dialetto
◄ Leia outras notícias