Apicultura

Mel na cerveja: novas oportunidades para os produtores

Resolução do Ministério da Agricultura abre caminho para pequenos e médios apicultores fornecerem para a indústria cervejeira


Publicado em: 11/03/2015 às 12:50hs

Mel na cerveja: novas oportunidades para os produtores

O panorama para os pequenos e médios apicultores pode ser ainda mais promissor em 2015, ano em que deve entrar em vigor a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fixa padrões de identidade e qualidade mínimos para produtos de cervejaria, considerando inclusive o uso de ingredientes de origem animal na fabricação de cerveja no país.

Cervejas com especiarias, chocolates, frutas e mel já são comercializadas em território brasileiro, mas a produção é totalmente importada. A partir do momento em que essa resolução começar a valer, será possível produzir a bebida com esses ingredientes, representando uma oportunidade de mercado para diversos segmentos produtivos, como a apicultura, por exemplo.

Terceiro maior produtor de cervejas, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, o Brasil conta com um mercado em crescimento, resultado do aumento do poder aquisitivo da população e da expansão dos produtos premium, que atualmente representam 5% da produção e que devem ter o número de vendas dobrado nos próximos cinco anos.

Diante deste cenário otimista, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae (SIS) antevê uma oportunidade para os pequenos e médios produtores de mel e disponibiliza o relatório Cerveja com Mel - uma ferramenta que pode auxiliar os interessados em fornecer matéria prima para o ramo cervejeiro artesanal.

Entre as sugestões apontadas pelo boletim de tendências, está a importância do produtor conhecer o mapa das cervejarias e quais os estabelecimentos podem ser possíveis parceiros ou compradores é bastante reforçada. A região Sul é a terceira que mais produz cervejas, com uma participação de mercado de 10,5 %. Santa Catarina, por exemplo, tem alguma vantagem sobre os outros estados, pois possui a Rota das Cervejas, que é composta por 11 fábricas e cervejarias artesanais, distribuídas por nove cidades, além de ser um dos maiores produtores de mel do Brasil, o que resulta em acesso mais rápido a matéria prima, facilidade na logística e preservação da qualidade do mel.

Mais Informações: https://sis.sebrae-sc.com.br/produtos/boletins-de-tendencia/cervejas-com-mel/54d3a1a0b09d0422006da7c1

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias
/* */ --