Publicado em: 14/08/2013 às 16:40hs
As duas cidades, que são destaques na produção de mel, irão receber nos próximos dias 16, 17 e 18 de agosto, o 1º Congresso Binacional Apícola, no Hotel Rivera Casino Resort, em Rivera. Segundo os organizadores, são esperadas, aproximadamente, 900 pessoas entre produtores, extensionistas e especialistas do setor. O objetivo do evento é promover conhecimento sobre a produção de mel relacionado a de eucalipto, quais os efeitos do agrotóxico sobre a produção e como as Políticas Públicas podem colaborar para o desenvolvimento do setor apícola no Brasil e no Uruguai.
Há mais de 30 anos a produção de eucaliptos vem tendo espaço em Rivera e com ela algumas mudanças são sentidas pelos apicultores da região. Com uma produção média de 40 quilos por colmeia, o que fica bem acima da produção em vegetação nativa, que fica entre 20 e 30 quilos por colmeia. Segundo os técnicos essa mudança na matéria prima para as abelhas tem acarretado problemas nutricionais para os insetos devido à deficiência de alguns aminoácidos. Estima-se que no município de Santana do Livramento, durante a florada dos eucaliptos, são deslocadas cerca de 30 mil colmeias para a região da linha divisória onde se localizam estas florestas.
A promoção do Congresso Binacional Apícola é Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santana do Livramento, Associação Santanense de Apicultores, Embrapa Uva e Vinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ministerio de Ganadería Agricultura y Pesca, Facultad de Ciencias (Udelar), Intendência de Rivera, Instituto de Investigaciones Biológicas Clemente Estable (IIBCE), Grupo Apícola Tranqueras, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria e Comunidad Rural Cerro Pelado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias