Apicultura

Apicultura: quando e como fazer a multiplicação de colmeias

Boletim do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae recomenda aos produtores de mel de que forma investir na técnica que ajuda a aumentar a produção


Publicado em: 22/09/2015 às 09:00hs

Apicultura: quando e como fazer a multiplicação de colmeias

A multiplicação de colmeias é uma técnica que pode ajudar e muito os apicultores a ampliar a produção e a lucratividade de seu negócio. Contudo, há condições e cuidados necessários para que a iniciativa não se torne um problema. Se, por exemplo, as novas colmeias não tiverem uma produção significativa, elas só ocuparão espaço no seu apiário, prejudicando a gestão como um todo. Para orientar os pequenos empresários do setor apícola, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae disponibiliza o relatório "Multiplicação de Colmeias: os benefícios na produtividade do apiário".

A colmeia estará pronta para a multiplicação quando possuir, entre outras características, uma grande população de abelhas e uma rainha forte e que põe muitos ovos. Há várias vantagens para adotar esta técnica: além de aumentar a possibilidade de produção e lucro, ela pode ser utilizada por quem já possui colmeias, reduzindo o custo para o produtor. Além disso, incentiva a substituição das rainhas mais velhas por jovens e também beneficia a troca de colmeias de pouca produtividade por outras com maior possibilidade de produção.

Entre as dicas sugeridas no boletim do SIS/Sebrae, está a técnica de lequeamento, que permite ao apicultor ter colmeias equalizadas (todas com a mesma quantidade de abelhas e capacidade produtiva). Ela pode ser realizada para a padronização da produção (30 dias antes do início de uma nova florada) e para a ampliação do apiário (logo após o término da safra, quando os enxames são divididos e novas rainhas são introduzidas). O boletim traz um passo a passo do lequeamento de três colmeias ao mesmo tempo.

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias
/* */ --