Publicado em: 11/12/2014 às 13:50hs
O Brasil é o terceiro maior mercado mundial na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, crescendo em média 87% ao ano desde 2007. A previsão é de que em 2017 o país se consolide como o segundo maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Inovação e sustentabilidade são essenciais para que as empresas sobrevivam e o Brasil se estabeleça como potência no segmento, formulando novos produtos e atraindo o consumidor. O Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae de Santa Catarina,Cosméticos apícolas – Mercado nacional, mostra a atual tendência dos cosméticos ‘verdes’. Feitos com 95% de ingredientes naturais, estes produtos registram um alto volume de vendas apesar dos preços elevados, pois não oferecem riscos à saúde e melhoram a qualidade de vida até dos produtores envolvidos em sua fabricação.
Xampus, hidratantes, condicionadores, sabonetes produzidos a base de mel, própolis e outras substâncias extraídas na apicultura apresentam diversos benefícios para a saúde e estão sendo cada vez mais valorizadas. Estes produtos são mais uma oportunidade de ganhos para os apicultores, pois o mercado de cosméticos naturais está crescendo e há disponibilidade de matéria-prima.
Os principais ingredientes apícolas utilizados na fabricação dos cosméticos são mel, própolis, pólen, cera e geleia real. Todos têm funções terapêuticas específicas, desde anti-inflamatórias até revigorantes das células do couro cabeludo, gerando cremes, pastas, máscaras e pomadas. A lista completa com os benefícios de cada ingrediente consta no Relatório do SIS do Sebrae.
Concorrer nesse mercado exige alguns cuidados. O consumidor de produtos naturais busca artigos com alto valor agregado, portanto a embalagem e a comunicação visual são importantes ferramentas para educar este público, fornecendo informações que evidenciem os benefícios e propriedades dos produtos apícolas para a saúde. Nesse contexto, o apicultor pode ser responsável pela produção da matéria-prima, estabelecendo parcerias para a produção ou comercialização dos cosméticos.
Quem tiver interesse no Relatório pode fazer o download clicando aqui
Fonte: Dialetto
◄ Leia outras notícias