Apicultura

Apicultura do oeste no caminho do desenvolvimento

O objetivo é apresentar, aos apicultores, soluções e orientações para o aperfeiçoamento do processo de criação de abelhas para obtenção de mel de qualidade


Publicado em: 02/02/2015 às 19:00hs

Apicultura do oeste no caminho do desenvolvimento

“Técnicas de manejo para produção eficiente de mel” é um dos temas das clínicas tecnológicas, promovidas pelo Sebrae/SC, por meio do Programa SEBRAETEC, no estande entidade, no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias de Pinhalzinho (SC), onde acontece o 17º Itaipu Rural Show, até este sábado (31).

O objetivo é apresentar, aos apicultores, soluções e orientações para o aperfeiçoamento do processo de criação de abelhas para obtenção de mel de qualidade. Também é abordado o manejo de abelhas melíponas com apresentação das práticas fundamentais para o sucesso deste segmento, bem como benefícios e pontos críticos.

O consultor credenciado ao Sebrae/SC, Neuri Riboli, explica que estão em andamento ações do projeto com foco para a apicultura nos municípios de Quilombo (3º ano de projeto), Xanxerê (2º ano), União do Oeste (2º ano) e Jardinópolis (1º ano). A iniciativa atende 73 apicultores e possibilita trabalhar o processo produtivo para investir na qualidade das colmeias, apiário, higiene, limpeza, comércio e forma de associativismo. “Os principais resultados observados incluem aumento e melhoramento das colmeias, manejo e ampliação da produção, chegando a até 60% de incremento”.

Produtor de mel há cerca de 40 anos, o professor, presidente da Associação dos Apicultores de Quilombo (AAMQ) e representante da Federação das Associações de Apicultores de SC (FAASC), Julsemar Francisco Toazza, tem dois apiários fixos com média de 32 colmeias cada. “A produção varia conforme a época do ano, local do apiário e da pastagem apícola, mas cheguei a obter 27 kg de mel em um dos apiários”, comenta.

Segundo Toazza, a Associação de Apicultores de Quilombo tem convênio com o Sebrae/SC e a Prefeitura Municipal, visando fortalecer a atividade na região. “Através do projeto, observamos melhora no manejo, na quantidade e qualidade, além de um trabalho mais profissionalizado do apicultor”.

O próximo passo é a criação da Casa do mel e a busca do serviço de inspeção para produção com selo de qualidade. “Nosso papel diante da associação é fortalecer o associativismo apícola em Santa Catarina”.

ITAIPU RURAL SHOW

Promovido pela Cooperativa Regional Itaipu, no período de 28 a 31 de janeiro, o evento reúne mais de 340 expositores e um público estimado que supera 50 mil visitantes de todo País. O Itaipu Rural Show tem como patrocinadores oficiais, o Sicoob Creditaipu, Ceraçá, Aurora e JW Construção. Conta também com o apoio do Sebrae, Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, Funturismo, Turismo Sustentável e Infância, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Governo de Santa Catarina, Governo Federal, Epagri, Sescoop/SC e Senar.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias