Apicultura

Apicultura é tema de workshop

Evento irá discutir a importância da polinização para a agricultura e uso de agrotóxicos


Publicado em: 11/09/2012 às 17:50hs

Apicultura é tema de workshop

O Sebrae realiza workshop em Rio Claro visando a melhorar a convivência entre apicultores e agricultores que mantêm atividades na cidade (foto divulgação)

O Sebrae-SP, escritório regional de São Carlos, irá promover em Rio Claro o workshop "Agricultura e Apicultura: proseando sobre uma produção sustentável". O evento será realizado no próximo sábado, dia 15, das 9 às 16 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Agricultura e Silvicultura de Rio Claro, que fica na Avenida 58-A, número 600, no bairro Jardim América.

De acordo com o Sebrae, o workshop irá destacar a importância da polinização para a agricultura até a necessidade de aumento de produtividade e boas práticas de aplicação para defensivos. Isso porque o uso de agrotóxicos pode causar a morte de abelhas.

"A ideia surgiu a partir das oficinas de planejamento participativo do grupo de apicultores do Centro Paulista atendidos pelo Sebrae-SP, no sentido de promover um encontro envolvendo agricultores e apicultores com informações relevantes para ambos os lados, evitando conflitos e priorizando o diálogo para uma busca conjunta de soluções", explica Luís Adriano Alves Pinto, consultor do Sebrae-SP.

No Brasil, desde 2007 há relatos de apicultores sobre a mortalidade súbita de abelhas no Piauí, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Uma das causas da mortandade é a exposição a pesticidas em plantações de laranja, cana-de-açúcar e soja.

O pesquisador do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Unesp Rio Claro, professor doutor Osmar Malaspina, conta que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu portaria proibindo a aplicação de quatro tipos de inseticidas nas lavouras por meio de aviões.

Segundo ele, a portaria foi expedida com base nos trabalhos desenvolvidos pelo centro de estudos local, que levantou a quantidade de abelhas mortas em decorrência da aplicação de agrotóxicos. Para o pesquisador, a decisão do Ibama representa um grande avanço na proteção desse tipo de polinizador.

Vale lembrar que a região de Piracicaba é campeã em ataques de abelhas no Estado. Foram 218 notificações de janeiro a julho deste ano. Para Malaspina, o crescimento dos ataques está associado a dois fatores: desmatamento e urbanização.

Inscrições

A participação no workshop é gratuita. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (16) 3372-9502. O evento, destinado a agricultores e apicultores, conta com apoio da prefeitura e da Acirc.

Fonte: Jornal Cidade

◄ Leia outras notícias