Apicultura

‘Antes do Colmeia Viva, não havia acompanhamento sobre os incidentes com mortalidade de abelhas’

Presidente da Cooperativa dos Apicultores do Pampa Gaúcho destaca importância da integração entre agricultura e apicultura; CooaPampa ajuda a impulsionar produtividade da soja pela presença de abelhas nas lavouras


Publicado em: 27/07/2020 às 08:20hs

‘Antes do Colmeia Viva, não havia acompanhamento sobre os incidentes com mortalidade de abelhas’
Foto: Apicultor Aldo Machado. Crédito: Lázaro Davi Machado dos Santos

Após contar com a parceria do Movimento Colmeia Viva, desde 2017, a CooaPampa – Cooperativa dos Apicultores do Pampa Gaúcho – conseguiu reduzir, em sua área de cobertura, os incidentes com mortalidade de abelhas ocasionados por mau uso de defensivos agrícolas. Os resultados obtidos, conforme a CooaPampa, decorrem da adoção de várias medidas, preventivas, como o serviço de assistência técnica prestado a apicultores e agricultores, além da realização de reuniões regionais de planejamento. 

Segundo o presidente da cooperativa, Aldo Machado, outra iniciativa relevante, advinda da parceria com o Movimento Colmeia Viva, é uma campanha educativa sobre a relação construtiva entre agricultura e apicultura, veiculada aos sábados pela rádio Batovi, de São Gabriel. A emissora atinge mais de 60 municípios gaúchos. “Quando termina o programa, um grande número de apicultores liga para a CooaPampa em busca de orientação, e a informação de qualidade vai se multiplicando na nossa área de cobertura”, diz Machado.

Sediada na cidade de São Gabriel, eixo da cadeia do mel do Rio Grande do Sul - principal estado produtor, com aproximadamente 11 mil toneladas anuais -, a CooaPampa tem 296 sócios diretos e beneficia em torno de 16 mil apicultores do estado do Rio Grande do Sul. 

O presidente da CooaPampa é também coordenador da Comissão de Apicultura da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul); da Câmara Técnica da Apicultura da Secretaria de Agricultura do Estado do RS e da Rota do Mel do Pampa, esta última ligada ao Ministério da Integração Nacional, do Governo Federal. Para Aldo Machado, o diálogo entre agricultores e apicultores é chave na preservação de abelhas presentes em áreas de cultivos.

“Antes do trabalho realizado com o Colmeia Viva, não havia acompanhamento sobre incidentes com mortalidade de abelhas. Depois dessa ação, toda e qualquer ocorrência na região passou a ser atendida pela Assistência Técnica do movimento, incluindo a vinda de profissionais e especialistas para fazer o levantamento das causas de acidentes e compartilhar as boas práticas agrícolas e apícolas”, destaca Aldo Machado.

Produtividade da soja – Conforme o presidente da CooaPampa, que como apicultor enfrentou dois incidentes com perdas em seus apiários, uma das principais contribuições do Colmeia Viva à apicultura da região foi o desenvolvimento do Colmeia Viva APP. Trata-se de um aplicativo para celular, gratuito e de uso colaborativo, pelo qual o agricultor avisa quando aplicará defensivos agrícolas, enquanto o apicultor adota medidas de proteção às colmeias. O APP detecta ainda, por geolocalização, apiários cadastrados na plataforma situados num raio de até 6 quilômetros.

Ainda segundo Machado, a mobilização da cooperativa e do Colmeia Viva está ajudando a convencer um número crescente de produtores de soja quanto aos benefícios da presença de abelhas em lavouras da oleaginosa. “Abelhas transferem aumento à produtividade. Os agricultores agora pedem pela instalação de apiários nas propriedades. Até pouco tempo atrás, prevalecia o distanciamento entre sojicultor e apicultor. Com esse avanço, nós ganhamos mais um pasto apícola”, enfatiza Aldo Machado. 

“Essa união tem contribuído para que agricultores da região usem defensivos agrícolas de maneira correta e segura. Com isso, ganham as abelhas, ao encontrar ambiente melhor para produzir mel com qualidade. Ganha o apicultor, reduzindo custos com alimentação de abelhas, e ganha o agricultor, que colhe mais soja na propriedade”, continua ele.

Exportações de mel – O Rio Grande do Sul reúne hoje mais de 37 mil apicultores e cerca de 480 mil colmeias. A região da CooaPampa, além de polo produtor estratégico de mel, figura como importante exportador. O excedente da produção estadual, de 6 mil toneladas-ano é escoado ao mercado externo pelo Paraná ou por Santa Catarina. Contudo, conforme Machado, com a construção de um novo entreposto, já na fase final da obra, a CooaPampa será autossuficiente na exportação direta, menos de quatro anos depois de criada a cooperativa.

Colmeia Viva é uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas que tem por missão promover uma relação mais construtiva entre agricultura e apicultura. Com objetivo de proteger cultivos e o meio ambiente, o movimento fornece assistência técnica (0800 771 8000), treinamento, site, APP e outros materiais ou serviços de suporte, gratuitos, a agricultores e apicultores de todo o Brasil.

Fonte: Movimento Colmeia Viva

◄ Leia outras notícias