Publicado em: 10/08/2015 às 13:15hs
O Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, realizou, em parceria com o Senar Minas, o curso de Avicultura para produtores rurais. O curso teve duração de 40 horas e aconteceu na fazenda Virgínia, em Nicolândia, distrito de Resplendor.
O conteúdo repassado incluiu instruções técnicas sobre meio ambiente, manejo sanitário, alimentação, vacinas, sistema de criação, instalações, reprodução, produtividade e comercialização, dentre outras informações.
Segundo o instrutor Renato de Carvalho Queiroz, a ideia do curso é capacitar os pequenos produtores rurais na criação comercial de frango caipira, através de cursos e orientações técnicas para que usem a avicultura como uma forma de complementarem suas rendas.
O mobilizador Márcio Magre diz que a maioria das residências rurais da região sempre têm pequenas criações de galinhas, e que o objetivo do Senar é ensinar aos participantes os cuidados com as aves e a forma correta de criação.
“Todos os participantes são agricultores e têm frangos e galinhas em casa para o próprio sustento. Mas muitas aves morriam, pois não tinham o cuidado adequado. Foi então que eles nos solicitaram esse curso, para aprender os cuidados com os pintos recém-nascidos e o controle de doenças e vacinações”, contou o mobilizador.
O proprietário da Fazenda Virgínia, que cedeu o lugar para a realização do curso, também participou da capacitação. Márcio Magre conta que ele já tem aproximadamente 200 frangos e quer ter lucro com essa criação. “Outros três participantes também já estão vendendo os frangos e tendo uma renda extra”, acrescenta.
Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR Minas avicultura_resplendor_interna_1
◄ Leia outras notícias