SAE BRASIL avalia perspectivas e tendências tecnológicas para o setor de máquinas agrícolas

Encontro internacional promoverá debate entre lideranças da indústria de máquinas agrícolas e seus usuários no dia 29 de agosto


Publicado em: 29/08/2013 às 08:20hs

SAE BRASIL avalia perspectivas e tendências tecnológicas para o setor de máquinas agrícolas

Para discutir as expectativas do mercado de máquinas agrícolas e analisar quais os aspectos tecnológicos que poderão impactar o setor, será realizado o 5º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, em Porto Alegre, RS. O encontro acontece no dia 29 de agosto, no Centro de Convenções da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av. Assis Brasil, 8787).

Promovido pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL o simpósio quer aprofundar as discussões sobre a ascensão do setor, estudar e compreender as perspectivas agroeconômicas e trazer a visão dos principais fabricantes de máquinas agrícolas para o mercado nos próximos anos.

Para isso, dentro da programação do encontro estão previstos dois painéis intitulados “Perspectivas de mercado: visão do fabricante” e “O futuro da mecanização agrícola e suas tendências” em que profissionais de renome no Brasil e no mundo irão debater e propor importantes discussões aos participantes.

Mercado - O consultor agroeconômico, Carlos Cogo irá expor as questões econômicas que impactam diretamente o mercado agrícola e gera novas demandas e o posicionamento dos fabricantes. “Estamos vivendo um período em que alguns fatores, como o dólar, por exemplo, irão causar certas mudanças de postura do mercado”, afirma.

Segundo Cogo, que participa do painel “Perspectivas de mercado: visão do fabricante”, as discussões serão sobre: safra recorde que ocorrerá nos EUA e a queda de preços das commodities agrícolas; o impacto da valorização do dólar; os desafios logísticos e de armazenagem para o agronegócio brasileiro; as mudanças climáticas na oferta mundial de commodities agrícolas; e a disponibilidade de crédito para máquinas agrícolas para próximo semestre.

“Para cada tema iremos apresentar a situação atual e escutar o que os fabricantes têm a falar e a propor para se adequarem às problemáticas do mercado”, explica Cogo.

Tecnologia – O diretor de Desenvolvimento e Engenharia Produto Agrícola da CNH, Sérgio Soares, focará sua palestra na sustentabilidade da agricultura e o impacto que isso irá gerar no futuro das máquinas agrícolas.

Segundo Soares, que participará do painel “O futuro da mecanização agrícola e suas tendências”, seu objetivo é mostrar como que as tendências em relação a sustentabilidade poderão afetar a atividade agrícola. “Iremos entender de que forma os fabricantes de maquinas deverão se preparar para se adaptarem a este movimento que será muito relevante para o mercado”, enfatiza.

Para o diretor da Seção Regional Porto Alegre, Daniel Zacher, esse simpósio é um palco muito rico de discussões para o setor que tem grande representação na economia. “A produção agrícola é a grande responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. Portanto, quanto mais inovações tivermos na área, mais fomentaremos o crescimento e desenvolvimento do País”, diz.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Exposição - Durante o encontro várias empresas, como Braslux, Dana, ESI, GNK Land System, HBM, National Instruments, Produttare, Siemens, Tyco Electronics Brasil, Timken e Tuzzi apresentarão suas principais tecnologias voltadas para o mercado de máquinas agrícolas.

O simpósio é patrocinado pela AGCO do Brasil, AGCO Power, Agrale, BorgWarner, CASE IH, Dana, GKN Land Systems, Jacto, John Deere, New Holand Agriculture, Novelis, Schaeffler, Siemens, Tyco Electronics Brasil, Tuzzi e ZF.

Fonte: Companhia de Imprensa

◄ Leia outras notícias