Publicado em: 26/03/2014 às 15:40hs
Para o presidente da Fiergs, Heitor Müller, o resultado é preocupante, pois ocorreu em um mês com fatores positivos, com dois dias úteis a mais e uma desvalorização média do câmbio de 20,8%. A falta de competitividade dos produtos tem gerado a perda de importantes mercados no exterior. O saldo da balança comercial ficou negativo em US$ 530 milhões.
Tanto os produtos básicos quanto o setor industrial pesaram negativamente, sendo este último responsável por 87,3% de tudo que o Estado exportou. Devido a sua relevância na pauta gaúcha, o segmento de produtos alimentícios exerceu a maior influência negativa ao reduzir em 23,8% os embarques. Por outro lado, os destaques positivos vieram a partir dos produtos químicos com 25,6% e couro e calçados com 9,2%.
No que se refere aos destinos das exportações totais do Rio Grande do Sul, a China ficou na primeira colocação ao elevar em 177,8% os seus pedidos, basicamente soja. A Argentina garantiu a segunda posição e ampliou suas importações em 0,9%. As importações totais tiveram queda de 6,5% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês de 2013, somando US$ 1,55 bilhão.
Fonte: Guia Marítimo
◄ Leia outras notícias