Programa busca aumentar a produção pecuária através da melhoria genética

O ato ocorreu no último sábado, na sede do parque de exposições do município


Publicado em: 14/10/2013 às 18:20hs

Programa busca aumentar a produção pecuária através da melhoria genética

Ao entregar o veículo e os equipamentos do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e de Leite – Dissemina – ao prefeito de Livramento, Glauber Lima, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou que a iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de contribuir para melhorar os índices de produção da pecuária gaúcha através do incremento da qualidade genética nas pequenas e médias propriedades.

O programa, nesta primeira fase, está investindo R$ 1,5 milhão e beneficiando 30 municípios, repassa um veículo utilitário, um butijão de nitrogênio e equipamentos para a inseminação artificial do gado de leite e de corte. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Agrário, viabilizados através de emenda do deputado federal Paulo Pimenta ao orçamento da União, do Governo do Estado e da Fepagro. Para a segunda etapa, que já está em licitação, serão contemplados outros 50 municípios e a expectativa é de que outros 122 venham a ser incluídos até o ano que vem.

Mainardi explicou que a iniciativa vai ao encontro da proposta da Secretaria da Agricultura de aumentar a produção da carne de qualidade e dobrar a produção do leite no espaço de dez anos. “E isso só se consegue com investimentos em genética, com alimentação e com manejo eficiente”, afirmou o secretário. O Estado, que recuperou a antiga Central Riograndense de Inseminação (Cria), que havia sido transferida para a Universidade Federal de Pelotas, está montando na unidade da Fepagro em Hulha Negra o Centro de Biotécnicas Reprodutivas, que dará sustentação ao programa com a produção de sêmen para distribuição aos municípios.

“Estamos propondo uma mudança conceitual do manejo”, argumentou Mainardi, que comparou a produtividade média da bacia leiteira do Uruguai com a do Rio Grande do Sul. “A vaca uruguaia produz, em média,5.400 litrosde leite ao ano, enquanto a nossa não chega à metade disso”, citou para dizer que há um longo caminho para ser percorrido em termos de ganho de produtividade.

O prefeito Glauber Lima agradeceu o apoio do governo do Estado e salientou que programas como este são importantes para potencializar a matriz produtiva dos municípios. “Nós acreditamos em Livramento, por isso estamos convencidos da necessidade de investir no desenvolvimento da agropecuária”, disse o prefeito. Já o presidente do Sindicato Rural, Luis Claudio Andrade, fez referência ao programa Mais Ovinos no Campo, através do qual a Secretaria da Agricultura vem colaborando para a retomada da atividade, e elogiou o Dissemina que, em sua opinião, será importante para fortalecer a pecuária local.

Por último, o secretário municipal de Agropecuária, Carlinhos Fernandes, declarou que programas como Dissemina tem caráter democrático, pois permitem aos pequenos e médios acessarem tecnologias antes só disponíveis para os grandes produtores. Informou, ainda, que os equipamentos recebidos dinamizarão o programa municipal de inseminação artificial, que vem sendo executado com o apoio de associações de raça, e com a realização de cursos e treinamentos, bem como com a montagem de núcleos regionais de inseminação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

◄ Leia outras notícias