Mais de 100 mil pessoas comemoraram a 10ª edição do Dia Nacional do Campo

112 unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas promoveram ações de conscientização ambiental por meio de oficinas, palestras, gincanas e ações em escolas e comunidades


Publicado em: 10/09/2014 às 09:10hs

Mais de 100 mil pessoas comemoraram a 10ª edição do Dia Nacional do Campo

A comemoração dos dez anos do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) reuniu cerca de 100 mil pessoas em todo Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) que é referência no país e no mundo. Desde a primeira edição do evento, já são mais de um milhão de envolvidos. A iniciativa une os envolvidos no Sistema, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para divulgar a conservação ambiental no campo.

Em 2014, as atividades, desenvolvidas por 112 unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, tiveram início na data oficial, 18 de agosto. A solenidade oficial de abertura aconteceu em São Paulo, no congresso da Andav (Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários) e a comemoração contou com transmissão ao vivo pelo canal TV Terra Viva.

Uma das atividades de celebração foi o DNCL da Escola – escolas de Ensino Fundamental são convidadas a promover atividades como: gincanas, apresentação teatral, exposição de desenhos, passeios ecológicos e materiais produzidos em sala de aula relacionados à conservação do meio ambiente. Os trabalhos desenvolvidos podem ser inscritos no site do DNCL (http://www.dianacionaldocampolimpo.org.br/SobreoDia/mural-de-atividades.aspx) para participar de um concurso com votação pública. Neste ano, mais de 70 escolas fizeram inscrição e o resultado será divulgado no dia 20 de setembro.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, a comemoração dos 10 anos do Dia Nacional do Campo Limpo destaca a importância da Educação e Conscientização como um dos fundamentos do Sistema Campo Limpo. “Nossa bem-sucedida trajetória foi construída a partir do investimento contínuo em iniciativas voltadas para orientar agricultores e educar as futuras gerações sobre a correta destinação de embalagens e a importância da conservação ambiental”, completa Rando.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, cerca de 1 milhão pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o País. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br

 

Fonte: Concept PR

◄ Leia outras notícias