Leite: evento tem objetivo de fomentar produção em MS

Mato Grosso do Sul conta atualmente com 24 mil produtores rurais no segmento lácteo


Publicado em: 29/04/2015 às 14:30hs

Leite: evento tem objetivo de fomentar produção em MS

Deste total, 15,1 mil criadores não conseguem produzir mais de 100 litros de leite ao diariamente, sendo que a atividade para ser viável precisa atingir produção mínima de 300 litros ao dia.  Para mudar este cenário e promover o fluxo de informação e a aplicação de tecnologia na atividade, o Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso realiza o 18º Encontro Técnico do Leite no dia 2 de junho. O evento foi lançado na manhã desta segunda-feira (27), na sede da entidade.

Durante a apresentação do evento, o diretor-secretário Ruy Fachini apontou que Mato Grosso do Sul está na 13ª posição do ranking nacional da produção de leite, com um rebanho de 529 mil vacas e uma produção 988 litros de leite por vaca por ano. "Para se ter uma ideia de como é necessário melhorar este panorama, estamos muito abaixo do cenário nacional, onde o volume produzido é 1,381 mil quilos por vaca por ano", ressaltou.

O Encontro Técnico do Leite, evento promovido pela Famasul em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e outras instituições, será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e tem como objetivo evidenciar a importância do uso das ferramentas de gestão para a atividade leiteira;  difundir tecnologias e conhecimentos acessíveis aos produtores para aumento da eficiência na produção leiteira e debater adoção de práticas de manejo.

Para o presidente da Famasul, Nilton Pickler,  o evento divulgará o setor produtivo do leite em Mato Grosso do Sul e discutirá novas tecnologias e os problemas deste segmento, entre eles os encargos do setor. "Para aumentar sua competitividade, a desoneração de impostos é fundamental". Com o litro de leite na casa dos R$ 0,74, segundo o Conseleite - Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em MS, os produtores rurais do Estado precisam de políticas públicas direcionadas a sua realidade, na avaliação do dirigente.

Segundo dados da Famasul, o volume de produção de leite na região Centro Oeste aumentou 150% em dez anos (de 1990 a 2000). Especificamente Goiás, um dos Estados de referência no segmento, registrou alta de 230% no mesmo intervalo, enquanto que Mato Grosso subiu 190%. "Com um crescimento muito menos expressivo, a produção de leite em Mato Grosso do Sul cresceu apenas 28%  em 10 anos", salientou Pickler.

Com temas que vão desde o manejo ao bem-estar, o Encontro Técnico do Leite vai abordar os principais temas do setor.  "A edição anterior foi um sucesso: com mais de 1,4 mil pessoas e 52 municípios participantes de Mato Grosso do Sul, 12 Estados e o Distrito Federal. Hoje, o encontro está consolidado na lista de principais  eventos do setor", ressaltou o presidente do Departamento de Leite do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi.

Durante o lançamento, o diretor da Famasul, Ruy Fachini, falou também das ações desenvolvidas pelo Senar/MS - Serviço da Aprendizagem Rural que têm contribuído para o desenvolvimento do segmento no Estado. Em 2014, foram realizadas 99 capacitações de Formação Profissional Rural, com 698 participantes. O Mais Leite, um programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural que tem como  objetivo de incrementar a produção na cadeia leiteira sul-mato-grossense levou capacitação a 18 municípios, atendendo a  744 participantes, principalmente pequenos produtores. "O Senar também disponibilizou 30 turmas por intermédio do Pronatec Agro, capacitando 392 pessoas em 2014", destacou.

Participaram também da cerimônia de lançamento do evento o prefeito municipal de Campo Grande, Gilmar Olarte; o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso; o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; Chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cléber Oliveira Soares; o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta; o presidente da Aprosoja Brasil - Associação dos Produtores de Soja e diretor tesoureiro da Famasul, Almir Dalpasquale; o presidente da Fundação MS e Sulcanas, Luis Alberto Moraes Novaes; o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, entre outras lideranças rurais e políticas.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (FAMASUL)

◄ Leia outras notícias