Publicado em: 01/02/2016 às 13:20hs
No dia 03 de fevereiro, próxima quarta-feira, a partir das 9 horas, será realizado na Fazenda Corticeiras, município de Cristal – RS, o 2º Dia de Campo de Verão "Sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas – investigando alternativas para o uso da várzea". O objetivo do encontro é discutir e apresentar resultados até agora alcançados do trabalho de pesquisa iniciado em março de 2013 na Fazenda Corticeiras, com previsão de seguir até 2023. Busca-se avaliar ao longo deste período sistemas de produção para terras baixas, que envolvem o contraste das variáveis diversidade de culturas na rotação e intensidade/tempo de rotação com o arroz.
O trabalho experimental visa representar e estudar diferentes cenários para os sistemas de produção comumente utilizados nas terras baixas do estado, permitindo à pesquisa a discussão e a formatação de modelos produtivos integrados de Lavoura-Pecuária que agreguem sustentabilidade aos sistemas que produzem arroz irrigado no RS.
Para o estudo, foram montados cinco sistemas de produção que envolvem desde o cultivo continuado do arroz até sistemas compostos por rotações mais curtas ou mais longas com o arroz, com maior ou menor grau de diversificação das culturas em rotação com o arroz, incluindo a pecuária.
Serão discutidos neste dia a diversificação da renda, otimização do uso da terra, diminuição do risco, melhoria da qualidade do solo e a intensificação sustentável. Além das estações de campo, será realizado um ciclo de palestras e debates durante o almoço oferecido na Fazenda Corticeiras, onde haverá a apresentação de cases de produtores que utilizam dos conceitos apresentados ao longo do dia de campo.
A primeira palestra será do produtor José Mathias Bins Martins, Fazenda Cavalhada – Mostardas, mediada pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Danilo Menezes Sant´Anna. O pesquisador apresentará os temas integração lavoura-pecuária em terras baixas e rotação de culturas em terras baixas sob plantio direto. A segunda palestra será do produtor de Santa Vitória do Palmar, Mário Sanchez da Silveira, abordando o plantio direto em terras baixas, construção dos sistemas e aspectos econômicos do processo. Por fim, a apresentação do engenheiro agrônomo Edemar Valdir Streck, que falará sobre o Programa Estadual de solo e água e remuneração ao produtor por serviços ambientais.
O trabalho é fruto de uma parceria público-privada entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA), Sia, Integrar e Fazenda Corticeiras, onde acontecerá o dia de campo.
Informações: felipecarmona@integrarcampo.com.br ; (51) 9777.0898
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
◄ Leia outras notícias