Publicado em: 06/05/2014 às 12:10hs
Atuando desde o ano passado na prestação de serviços na área de reprodução animal e produção de embriões in vitro, a empresa é pioneira, nesta área em Santa Catarina. “A fertilização in vitro de embriões é um dos recursos mais modernos para ampliação e melhoria do rebanho de bovinos leiteiros”, destaca o médico veterinário e sócio-proprietário da empresa, Wilson Bishop.
Criada em 2013, a Fertiliza Tecnologia em Embriões Ltda. oferece aos empresários rurais em geral e aos agropecuaristas em particular embriões e prenhezes sexadas de fêmeas.
Embriões produzidos in vitro são aqueles obtidos pela manipulação de gametas, fora do organismo materno, ou seja, em condições laboratoriais. Essa tecnologia consiste na combinação de vários processos interdependentes, que vão desde a obtenção de ovócitos imaturos (aspirados diretamente dos folículos ovarianos por punção folicular) à transferência dos embriões para as fêmeas receptoras (barrigas de aluguel), passando pelas etapas de maturação e fecundação in vitro dos ovócitos e cultivo in vitro dos embriões. A transferência de embriões (TE) proporciona não apenas um melhor aproveitamento de matrizes de elevado mérito genético, mas também a conservação e regeneração de animais domésticos em perigo de extinção, podendo aumentar, em média, 10 vezes o número de crias/ano.
Neste ano, a Mercoláctea resulta da união das entidades da agropecuária e do agronegócio. Chapecó está no centro da maior bacia leiteira brasileira, formada pelo oeste catarinense, sudoeste sul-rio-grandense e noroeste paranaense. Por isso, o evento se transformará na maior expressão do setor leiteiro em Santa Catarina.
A Mercoláctea, em sua quinta edição, terá como foco a automação rural e a programação geral contempla sete atividades, sendo a principal delas, a feira de comercialização de animais, máquinas e equipamentos, genética e nutrição animal, além de equipamentos para leitarias e sanidade animal.
A feira técnica terá visitação de 12 mil pessoas e oportunizará negócios da ordem de 85 milhões de reais. Os eventos pecuários reunirão 2 mil animais em exposição, julgamento e venda.
Para simplificar o acesso e a circulação dos visitantes não haverá credenciamento, nem cobrança de ingresso ou de estacionamento.
A programação geral inclui a Expomerco, exposição e feira anual de gado e o seminário técnico que abordará a automação rural, reunindo médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, produtores e estudantes. Haverá a etapa catarinense do julgamento das raças Holandesa e Jersey, organizada pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB), e o campeonato catarinense de cavalo Quarto de Milha.
Para incrementar os negócios estão programados dois remates: o leilão especializado das raças Holandesa e Jersey – com pelo menos 400 animais – e o leilão de gado geral.
A promoção MERCOLÁCTEA 2014 RURAL é do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó, Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), com organização das empresas Latina e Zoom Feiras & Eventos, cujo diretor Leonardo Rinaldi é o coordenador comercial da mostra agropecuária. A Feira tem o apoio da Prefeitura de Chapecó, Secretaria da Agricultura e Pesca e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ABCOL, Fiesc, Cidasc, Sindicato Rural de Chapecó, Sebrae, Fetaesc e Coopercentral Aurora Alimentos.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias