Publicado em: 23/01/2015 às 13:45hs
Os agricultores Hilário Gmach e Luis Gomes de Campos, que se tornaram conhecidos pelo sucesso na produção de soja nos estados do Pará e Tocantins, respectivamente, serão protagonistas do 9º episódio do programa DuPont Colheita Farta TV, que vai ao ar neste sábado (24) no Canal Rural.
A reportagem desta semana terá como tema central a importância do controle de pragas na produtividade da soja, desde a fase da dessecação da cultura até a colheita. Foi gravada em lavouras de Dom Eliseu (PA) e Aparecida do Rio Negro (TO).
Gmach, um apaixonado pela pesca nascido em Santa Catarina, decidiu 21 anos atrás empreender no estado do Pará. Comprou a propriedade de Dom Eliseu, com 120 hectares, venceu e não parou mais de fazer sucesso na atividade. Ao final da safra em andamento, ele estima colher 69 sacas/ha, bem acima da média da região, de 55 sacas/ha. Um de seus trunfos, diz, é o manejo preventivo da sojicultura através do Programa DuPont Soja.
Em Aparecida do Rio Negro, o mineiro Luis Gomes de Campos também escreve uma história permeada por ousadia e sucesso. Um “desbravador” do estado de Tocantins, ele hoje cultiva, com a ajuda dos filhos, uma área de 2.500 hectares de soja. Gomes de Campos revela que sua expectativa é colher 60 sacas/ha e, para isso, ele está investindo no Programa DuPont Soja.
Resultados ao produtor - Baseado na entrega de resultados, o Programa DuPont Soja está ancorado no uso correto e seguro de tecnologias da companhia, sobretudo o fungicida Aproach® Prima, o tratamento de sementes Dermacor®, os inseticidas Premio® e Lannate® e o herbicida Classic®.
Aproach® Prima é considerado um insumo de alta performance na prevenção da ferrugem asiática. A utilização desse fungicida contribui para o máximo potencial produtivo da cultura, segundo assinala André Moraes, líder de marketing da DuPont para o Brasil.
Premio® é um inseticida de ponta da inovadora classe química das Diamidas Antranílicas. O modo de ação de Premio® ocasiona a parada alimentar das lagartas e cessa imediatamente o dano às lavouras. “O produto protege a lavoura por períodos prolongados, é de baixa toxicidade e conta com perfil adequado no Manejo Integrado de Pragas ou MIP”, assinala André Moraes, líder de Marketing da DuPont.
Moraes ressalta que o inseticida Dermacor® tem se mostrado altamente efetivo no tratamento de sementes visando o controle da Helicoverpa. “O produto atua na fase inicial das plantas, proporciona excelente manutenção do estande da cultura e protege com eficácia a semente, que representa o maior investimento dos produtores”, explica o executivo.
Outro item importante da linha DuPont, o inseticida Lannate® vem sendo usado há mais de 30 anos nas lavouras do País. Para André Moraes, essa longevidade decorre, sobretudo, dos resultados consistentes que a tecnologia transfere ao agricultor no controle de lagartas, desde a fase do pré-plantio ou dessecação.
De acordo com Moraes, o herbicida Classic® pode ser aplicado tanto no pré-plantio como na pós-emergência das plantas daninhas, e se apresenta entre as soluções mais eficientes do mercado no controle de invasoras de folhas largas, tanto na lavoura convencional como transgênica.
DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, 9h00.
Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Proteção de Cultivos/Brasil
◄ Leia outras notícias