Chuva ameniza perdas na safrinha de milho em Lucas Rio Verde

Os aproximadamente 15mm de chuva que caíram em praticamente todo o município de Lucas do Rio Verde, nesta quarta-feira à noite, foram a "salvação da lavoura"


Publicado em: 09/05/2014 às 18:20hs

Chuva ameniza perdas na safrinha de milho em Lucas Rio Verde

Os aproximadamente 15mm de chuva que caíram em praticamente todo o município de Lucas do Rio Verde, nesta quarta-feira à noite, foram a "salvação da lavoura". A afirmação é do presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon. “Com certeza vai amenizar bastante. Não digo que irá resolver 100% a situação, mas ajudou bastante, até porque se não tivesse chovido agora, as perdas seriam muito grande” afirmou Simon, ao Só Notícias/Agronotícias.

A possibilidade de perdas na produtividade é maior para aqueles produtores que plantaram após o dia 25 de fevereiro, quando se encerra a janela ideal do milho safrinha, em razão das condições climáticas da região. O presidente estima que pelo menos 25% da área plantada em Lucas do Rio Verde foi semeada fora da janela ideal, sobretudo em função do excesso de chuvas que atrasou a retirada do soja das lavouras. “Na verdade não é só a falta de chuva que mata. O excesso de chuva no início do plantio, também prejudicou bastante. Se der mais uma chuva dentro de sete ou oito dias, a coisa muda de figura e as perdas serão irrisórias” garantiu.

Na projeção do sindicato dos produtores rurais, Lucas do Rio Verde, plantou aproximadamente 140 mil hectares de milho e a produtividade deverá ficar em torno de 85 sacas por hectare, bem a baixo dos 101 sacas da safra passada.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias