Publicado em: 01/09/2014 às 17:00hs
Trata-se da fêmea Cezar Value Habana, Box 1022, da Cabanha Cezar, Vacaria - RS, vencedora do Prêmio Precocidade Reprodutiva, Troféu Paulo Franco Borges. Este prêmio é conferido a cada ano na EXPOINTER ao ventre que se apresentar com sua primeira cria ao pé , tendo parido com menor idade. No caso de Habana , o seu primeiro parto ocorreu no dia 18/08/2014 quando ela tinha apenas 1 ano e 9 meses .
O proprietário e criador do animal, Cesar Adams Cezar, se mostrou muito satisfeito com a premiação:"A importância desta premiação é muito grande, pois valoriza um dos fatores determinantes da eficiência da pecuária, que é a diminuição do ciclo produtivo. Com isto temos fêmeas emprenhando em torno de 12 meses e dando cria antes de completar 2 anos, reduzindo o tempo de recria até que o ventre comece a produzir terneiros".
A recordista continua sendo o ventre Santa Tecla 2105 Querena B, da Cabanha Santa Tecla (Abelardo Luz - SC), de Jamil Deud Junior, nascida em 29/09/2011, que deu sua primeira cria em 13/05/2013 , com 1 ano , 7 meses e 14 dias.
Também foi destaque a fêmea Mariola Labor, da Cabanha Labor, Soledade-RS, que ficou em segundo lugar na premiação deste ano. Mariola, nascida em 2012, é a terceira cria da vencedora deste prêmio em 2010 e também neta da vencedora da primeira edição desta competição, no ano de 2007, o que indica uma alta herdabilidade desta característica de precocidade reprodutiva que já está consolidada na genética do Charolês moderno.
Esta premiação foi criada em 2007 para dar visibilidade aos avanços da raça Charolês nos quesitos Precocidade Reprodutiva e Facilidade de Parto, conforme relata o idealizador do prêmio, Wilson Borges, na época Diretor de Divulgação da ABCC: "Na década passada o Charolês ainda sentia o preconceito de alguns pecuaristas que achavam que a novilha charolesa era mais tardia e que os touros causavam partos distócicos. Precisávamos então de uma maneira de mostrar de forma concreta e palpável que a seleção genética da raça tinha conseguido uma grande evolução nestes fatores. Hoje os pecuaristas e o público em geral podem visitar a EXPOINTER e ver com seus próprios olhos que a novilha charolesa pode emprenhar cedo, dar cria com segurança e criar bem o seu terneiro."
Fonte: ABCCharolês
◄ Leia outras notícias