Carrapatos: ameaça à produtividade no campo

Biogénesis Bagó patrocina livro da Embrapa com estudos, pesquisa e casos para o controle e erradicação do parasita


Publicado em: 14/04/2014 às 07:20hs

Carrapatos: ameaça à produtividade no campo

Você sabia que no Brasil já existem mais de 60 espécies de carrapatos catalogadas? De simples lesões subcutâneas à anemia, de paralisia à morte, estes pequenos ectoparasitas podem causar doenças diversas, dependendo da espécie e do hospedeiro em que se instalam.

Para auxiliar no controle deste parasita, os consultores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Renato Andreotti e Wilson Werner Koller lançaram no mês de março a obra Carrapatos no Brasil – Biologia, Controle e Doenças Transmitidas. Com patrocínio da Biogéneses Bagó, o livro é um compilado de estudos e pesquisas de alguns dos mais renomados pesquisadores do Brasil. No total, os dois consultores dedicaram dois anos para reunir pesquisadores e estudiosos e analisar inúmeros estudos de caso para a confecção do livro.

Entre as espécies abordadas na obra está o carrapato boi – Rhipicephalus (Boophilus) microplus – que provoca intenso prejuízo econômico anualmente à pecuária brasileira, gerando perdas na produção de leite e de carne. Ele também compromete o couro do animal no qual se aloja, causando reações inflamatórias e transmitindo doenças ao gado, como a tristeza parasitária bovina, que pode levar o animal a óbito.

“Dois bilhões de dólares é o prejuízo da pecuária nacional, contando com o impacto da doença, como perda de peso, do leite e do couro, incluindo o custo do controle ao combate desse parasita”, revela Andreotti, Médico veterinário, Doutor em Biologia Molecular e um dos editores técnicos do livro.

Controle

Como parte do compromisso de oferecer as melhores soluções em saúde animal às mais variadas regiões do país, a Biogénesis Bagó atua em projetos junto à Embrapa. “Essa parceria faz parte da nossa estratégia de levar cada vez mais conhecimento e informações relevantes ao campo. Outras parcerias serão fechadas com a Embrapa ainda esse ano”, conta Pedro Hespanha, Gerente de Produtos da Biogénesis Bagó, empresa que atua há mais de 70 anos na área de pesquisa, desenvolvimento e comércio de produtos e serviços para sanidade e produtividade animal.

Para o controle dos parasitos, a Biogénesis Bagó possui três linhas eficientes de produtos: Linha Aciendel (Aciendel e Aciendel Plus), Linha Aspersin e Linha Ivergen (Ivergen, Ivergen Plus AD3E, Ivergen Premium e Ivergen Platinum 3,15%). Mais informações podem ser obtidas com um dos consultores técnicos da companhia, por meio do telefone: 0800-701-0752

Fonte: Comunicare

◄ Leia outras notícias
/* */ --