Publicado em: 18/06/2014 às 14:30hs
O último levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que em Aracaju o preço da carne bovina registrou um aumento de 8,4% durante o mês de maio deste ano. Entre os motivos que favoreceram o aumento nos preços estão a redução das chuvas, aumento das exportações, além da valorização do peso do boi.
“O preço está alto mesmo, a gente tem que calcular direito para evitar prejuízos”, analisa o eletrotécnico Givanilson de Silva.
O consultor econômico Rubens Dias explica as razões que favoreceram a supervalorização do produto. “Com a diminuição das chuvas, o estoque da água em toda parte do mundo é reduzido. Em razão disso, o pasto não é molhado, o capim não cresce e consequentemente influencia no valor cobrado pelo animal”, explica.
Rubens também orienta que durante o período em que os produtos estão mais caros seja interessante substituir o alimento. “A carne de segunda hoje está em média R$ 18 enquanto o frango congelado sai por R$ 9, isso gera uma economia de 50%”, analisa.
O estudante Rafael Aragão já segue as orientações do consultor. “Prefiro comprar no açougue porque é geralmente mais barato do que em supermercados. Além disso, ultimamente tenho consumindo mais frango”, revela.
Fonte: G1
◄ Leia outras notícias