BRASIL: Mercado interno continua dinâmico e a inflação foi contida, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou, na noite desta segunda-feira (28/10), que o mercado interno continua dinâmico e que o governo tem o controle sobre a inflação, pontos que têm sido alvos de críticas por seus prováveis adversários na eleição para a Presidência da República no ano que vem


Publicado em: 30/10/2013 às 10:50hs

BRASIL: Mercado interno continua dinâmico e a inflação foi contida, diz Dilma

“A inflação, que incomodava a todos, foi enfrentada sem tréguas. O IPCA se mostra comportado e com recuo na taxa de inflação em 12 meses”, afirmou Dilma em seu discurso durante evento promovido por uma publicação em São Paulo.

Sinais - Para Dilma, a economia brasileira dá “sinais encorajadores” neste início de quarto trimestre, após o que chamou de “acomodação natural” no terceiro trimestre.

Concessões - Outro ponto do discurso da presidente exaltou o modelo de concessão adotado pelo seu governo para a exploração do campo de Libra, no pré-sal. “O modelo de partilha permite que a riqueza fique quase toda no país”, disse. De acordo com as estimativas do governo, 85% das receitas da exploração devem ficar no Brasil, incluindo a parte da Petrobras. “Isso vai dar R$ 1 trilhão nos próximos 35 anos, que vamos transformar em educação, saúde e empresas para o povo brasileiro”, concluiu ela.

Parcerias - Dilma aproveitou o discurso para reforçar que o governo continuará a buscar parcerias com o setor privado com o “objetivo de gerar lucro, emprego e retorno para toda a sociedade”. No discurso, Dilma afirmou que é “nesse espírito de parceria” que o governo está promovendo concessões de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, que devem culminar em investimentos superiores a R$ 200 bilhões na infraestrutura do país.

Mais médicos - O programa Mais Médicos também foi elogiado pela presidente em seu discurso. Segundo ela, a vinda de médicos estrangeiros vai garantir maior qualificação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar também que parte expressiva da população tenha atendimento médico. Dilma disse esperar que, ainda para este mês, seja completada a incorporação de 3 mil médicos estrangeiros ao programa.