Brasil é o penúltimo em lista de competitividade

O Brasil permanece no fim do ranking de competitividade para empresas elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria)


Publicado em: 15/01/2015 às 20:00hs

Brasil é o penúltimo em lista de competitividade

Na comparação com 14 países em 2014, divulgada nesta quarta (14), só a Argentina fica atrás.

O levantamento analisa o desempenho de economias consideradas similares em oito quesitos: infraestrutura e logística, educação, mão de obra, impostos, disponibilidade e custo do capital, ambiente macro e microeconômico e tecnologia e inovação.

A pior colocação do país está em disponibilidade e custo de capital. Com a taxa de juros real de curto prazo mais alta entre as nações pesquisadas, o Brasil caiu uma posição, para o último lugar. A economia brasileira ainda recuou em infraestrutura e ambiente macroeconômico.

Houve melhora em custo e disponibilidade de mão de obra, em que o o país passou do sétimo para o quarto lugar --mas porque China e Austrália caíram, diz Renato da Fonseca, gerente de pesquisa e competitividade da CNI.

"Nosso salário não é tão alto, mas o custo é ruim porque a produtividade é baixa. O problema está atrelado à educação e à falta de investimento da indústria", diz Fonseca.

Embora o Brasil tenha melhorado o peso de impostos, ainda está na 13ª posição.

No ambiente microeconômico, a economia brasileira subiu do 13º para o 11º lugar. Nas categorias inovação e educação, o Brasil manteve as posições (oitava e nona, respectivamente).

Fonte: Folha São Paulo

◄ Leia outras notícias